Quarta, 21 de Janeiro de 2026 10:20
75 98160-8722
Bahia Descobertas

Iphan agenda visita técnica após historiador identificar novos sítios arqueológicos em Tucano

Em virtude dos constantes achados, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já agendou uma nova visita técnica à região para certificar dois novos sítios arqueológicos, a informação foi confirmada nesta segunda-feira (19).

21/01/2026 08h15
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia Notícias

Iphan agenda visita técnica após historiador identificar novos sítios arqueológicos em TucanoFotos: Reprodução / André Carvalho / IPHAN

O município de Tucano, no semiárido baiano, se consolida como um importante polo arqueológico após novas descobertas realizadas pelo historiador André Carvalho. Em virtude dos constantes achados, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já agendou uma nova visita técnica à região para certificar dois novos sítios arqueológicos, a informação foi confirmada nesta segunda-feira (19). 

A identificação mais recente ocorreu nesta quarta-feira (14), no povoado Poção, situado na região da Serra. Guiado pelos moradores locais Diguinho e Orlando, o historiador localizou novos indícios de pinturas rupestres em uma área que já possui outro sítio catalogado pelo Iphan.

Foto: Reprodução / Bahia Notícias

Achados em Tracupá

Esta nova frente de investigação soma-se à identificação realizada no último dia 29 de novembro, no distrito de Tracupá, em Tucano. Na ocasião, durante uma visita do ator Othon Bastos à localidade, Carvalho foi informado pelo presidente da Cooperativa de Artefatos de Couro de Tracupá (COOPACT), Adriano Ferreira, sobre um ponto conhecido como “Toca do Índio”. 

Após percorrer cerca de 1 km entre formações rochosas e pastagens, o historiador identificou um sítio de pinturas rupestres que utiliza a técnica de pontilhado. O método se diferencia das gravuras e pinturas encontradas nos outros seis sítios já localizados e catalogados por Carvalho no município.

Para André Carvalho, a recorrência dos achados demonstra que o território de Tucano possui um potencial científico ainda sub explorado. "Os novos indícios em Poção e Tracupá reforçam que a região pode revelar muito mais sobre a história dos primeiros habitantes da Bahia", confirma o historiador.

Historiador explorando o local | Fotos: Reprodução / André Carvalho

Com a certificação oficial do Iphan, os novos sítios passarão a integrar o patrimônio arqueológico brasileiro, abrindo portas para o turismo de base comunitária e para a preservação histórica da região.

Novas descobertas?

Não é a primeira vez que o historiador realiza feitos impressionantes, o site revelou os primeiros achados no município de Tucano ainda em novembro de 2024. O autor da descoberta é André Carvalho, historiador e mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Seu trabalho em Tucano ganhou projeção após achar ainda em agosto de 2024, inicialmente por acaso durante uma trilha, um conjunto de gravuras rupestres na Fazenda Mariza. O achado foi validado por especialistas como o arqueólogo Carlos Etchevarne, da UFBA, e deu início a uma série de mapeamentos sistemáticos no território.

Foto: Reprodução / André Carvalho

O feito de Carvalho é considerado histórico por revelar que Tucano, área tradicionalmente conhecida pela rota dos tropeiros e passagens de figuras como Antônio Conselheiro e Lampião, também foi berço de civilizações antigas muito antes do período colonial.

Desde então, o historiador tem atuado e revelado nos registros nas proximidades, servindo como um elo entre a comunidade local, proprietários de terras e órgãos como o Iphan, defendendo a preservação do patrimônio e o desenvolvimento do turismo científico na região.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.