Sexta, 29 de Março de 2024 04:49
75 9 9702 9169
Esporte Campeonato baiano

Santo Estevão sediou quinta etapa do Campeonato Baiano de Canoagem

Bahia tem se tornado referência na canoagem brasileira.

30/05/2022 10h18
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News

A cidade de Santo Estevão recebeu a quinta etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem neste domingo (29). Participaram 120 atletas, de 5 cidades baianas, que competiram em provas na distância 200 metros, com canoas C1 e Caiaques escolas, e K1, nas categorias masculina e feminina.

Foi a primeira vez que o Lago Pedra do Cavalo recebeu uma etapa do Campeonato Baiano. O local também receberá o Campeonato Brasileiro de Canoagem, em agosto. O município de Santo Estevão receberá mais de 400 atletas, sendo o principal evento nacional da modalidade no estado da Bahia.

Luciana Costa - Foto: Boca de Forno News

A vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Luciana Costa, falou sobre a importância desse campeonato para o esporte. Segundo ela, esse evento serve como parâmetro para o Campeonato Brasileiro de Canoagem. “Ele é um evento teste, onde os melhores atletas do estado estarão competindo aqui em Santo Estêvão e testando essa raia que foi está sendo aprovada nesse campeonato baiano”.

Ela voltou a ressaltar que em agosto será realizado no mesmo local o que ela chamou de maior evento nacional da canoagem, que é o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. Para que essa raia fosse aprovada, Luciana disse que foi necessário realizar no lago quatro visitas externa e interna na água. “Tivemos que ver a densidade e qualidade da água. Para isso, entramos na água para podermos remar, ver se estava favorável para a prática da nossa prova que é uma prova de velocidade”.

Existem as provas de mil metros, quinhentos metros e duzentos metros, ressalta a vice-presidente. Nesse campeonato baiano, serão realizadas 14 etapas, o que ela considera como inédito para a canoagem brasileira. “Os estados se esforçam para realizadas as etapas e geralmente são quatro ou cinco etapas. A Bahia sai na frente através do Governo do Estado que vem apoiando essas etapas baianas. O futuro da canoagem brasileira está saindo daqui desse estado”.

Ela ressalta que os maiores atletas da canoa estão hoje integrando a Seleção Brasileira de Canoagem e a base fica concentrada em Capitólio, Minas Gerais, tanto do masculino como do feminino. “A principal fica em Lagoa Santa onde Isaquias Queiroz, Erlon Souza, Jack Goldman, Felipe Santana, Sávio Santana e outros meninos, todos da Bahia, estão integrando também a seleção principal. A base é feita aqui”, diz.

Para o jovem que quiser praticar a canoagem, Luciana lembra que no estado existe um projeto chamando “Remando no Litoral Sul”, que é para crianças de sete a 18 anos de idade e que, obrigatoriamente deve estar estudando na rede pública de ensino, precisa saber nadar e fazer a prática. “Não paga nada. O projeto dá o colete salva-vidas, remos e barros, enfim, todos os equipamentos para que o atleta possa fazer o seu treinamento. “Nós temos professores graduados, auxiliares técnicos, toda uma equipe multidisciplinar acompanhando esses meninos”.

Camila Lima 

Camila Lima, presidente da Federação Baiana de Canoagem, explicou porque escolheu o Lago de Pedra do Cavalo para a realização da quinta etapa do campeonato. Ela disse que, antes de realizar qualquer etapa em qualquer uma cidade, a Federação tem como obrigação ir ao local e fazer a viabilidade técnica dele.

“Santo Estevão foi agraciado com isso e tem viabilidade técnica. É a minha quarta vez aqui na cidade. Estive aqui no final de 2021 com o deputado Angelo Almeida e nós percorremos o Rio Paraguaçu afim de encontrar alguma localidade para sediar a etapa baiana e sediar o campeonato brasileiro. E nós nos deparamos com Santo Estevão Santo”.

Na cidade, ela percebeu que o evento poderia ser realizado e por isso deferiu, juntamente com o Governo do Estado em parceria com as federações. Primeiro é preciso esperar o aval da Federação para daí liberar o evento. “Conseguimos definir e, graças a Deus, estamos aqui com o público amando e com uma receptividade boa do pessoal. A população esteve presente em peso prestigiando o nosso evento. Isso para nós, como dirigente e atleta, é muito gostoso”.

Ela agradeceu ainda ao prefeito da cidade, Rogério Costa, que disse ter contribuído muito com todo o suporte para a realização da etapa. “O evento tem patrocínio total da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), através do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras locais”.

No calendário baiano são 14 etapas, realizadas em 14 cidades. Em cada região são levados em média 120 a 130 atletas. Em Santo Estevão eram 120 atletas oriundos de seis cidades: Ubaitaba, Ubatã, Maraú, Itacaré, São Félix e Salvador. “A nossa expectativa, dirigentes e atletas, para estar aqui foi muito grande”.

Para a realização de uma etapa como essa custa pouco mais de R$ 100 mil, totalizando o número de 150 pessoas, contando atletas, dirigentes e staff. Camila destaca que a canoagem na Bahia tem 136 anos de história e o outros atletas baianos já participaram de competições olímpicas. De 2016 para cá, com as medalhas inéditas de Isaquias Queiroz e Erlon Souza, a presidente disse que a canoagem teve um impacto maior.

“O investimento que o Governo do Estado está fazendo na canoagem na Bahia é muito grande. Em 2022, estamos com um investimento de mais de R$ 2 milhões na canoagem da Bahia juntando projetos sociais, as etapas baianas, a reforma do Centro de Canoagem de Ubaitaba, que devido as chuvas que houveram no final do ano de 2021 foi afetado e agora Campeonato Brasileiro. Esse campeonato é uma parceria da Confederação Brasileira de Canoagem e Paracanoagem com o Governo do Estado da Bahia e o município. E mais os núcleos de canoagem que estão no forno. Inclusive Santo Estevão é uma das cidades”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.