Sexta, 18 de Outubro de 2024 21:51
75 9 9702 9169
COVID-19 Anvisa

Bolsonaro intimida técnicos da Anvisa e diz que vai divulgar nome de quem aprovou vacinas para crianças

O presidente Jair Bolsonaro fez essa afirmação durante transmissão nas suas redes sociais.

17/12/2021 09h23 Atualizada há 3 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Extra
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (16), que quer divulgar os nomes dos integrantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que aprovaram a utilização da vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos. Em transmissão nas suas redes sociais, Bolsonaro disse que pediu a lista de forma "extraoficial" para que "todos tomem conhecimento" dos nomes dos técnicos responsáveis pela aprovação.

Durante a "live", Bolsonaro leu uma das recomendações feitas pela Anvisa para que os pais sejam orientados a procurar um médico caso a criança apresente dores repentinas no peito, falta de ar ou palpitações após receber a vacina.

“Não sei se são diretores e o presidente que chegaram a essa conclusão ou o tal do corpo técnico. Mas seja qual for, você tem direito a saber o nome das pessoas que aprovaram a vacina a partir de 5 anos para seu filho. E você decida se essa vacina se compensa ou não”, disse Bolsonaro.

Nesta quinta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução por meio da qual oficializa a vacinação com Pfizer de crianças de 5 a 11 anos. O documento saiu em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O órgão incluiu a faixa etária na bula do imunizante na manhã desta quinta. A resolução, que já está em vigor, é assinada pelo gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED) da Anvisa, Gustavo Mendes.

Segundo a Anvisa, devem ser aplicadas duas doses com intervalo de 21 dias. Até o momento, essa é a única vacina aprovada para o público infantil. Logo, não deve haver intercambialidade de vacinas, isto é, mistura de doses.

A vacinação de crianças foi o primeiro assunto abordado pelo presidente durante a transmissão. Bolsonaro avisou logo de início aos seus espectadores que não interfere na Anvisa e que a agência não está subordinada a ele.

“Deixar bem claro isso, não interfiro lá. Pedi extraoficialmente o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essas pessoas e forme o seu juízo".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.