Terça, 16 de Setembro de 2025 06:18
75 9 9702 9169
Educação Manifestação

Professores continuam reclamando sobre atraso nos pagamentos

Secretária disse que docentes que tem hora extra e recebem deslocamento estão em outra folha de pagamento.

08/12/2021 11h51
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Mairan Reis / ASCOM APLB
Foto: Mairan Reis / ASCOM APLB

Os professores estão recebendo seus salários pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana de forma parcelada. A reclamação é da presidente da APLB em Feira de Santana, Marlede Oliveira. Não é a primeira vez que Marlede faz essa reclamação. No início do mês de novembro, a professora fez a mesma reclamação. Segundo Marlede, a categoria tem uma tabela de pagamento. No mês de outubro, no dia 29, era para ser o pagamento de todo o funcionalismo público. “Com a nossa categoria, eles pagam uma parte neste dia e só vai pagar o resto no quinto dia útil. Recebemos, em outubro, uma parte no dia 29 e a outra parte no dia 9 de novembro”, reclamou.

Marlede também esteve ocupando a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Feira de Santana fazendo a mesma denúncia no dia 30 de novembro deste ano. Marlede acusava a Prefeitura de ainda não ter pago parte do salário de outubro aos professores. "Parte recebeu na data, outra parte no quinto dia útil e uma outra não sabe quando. Vários ficaram sem receber integralmente seus valores". Isso vem acontecendo desde abril dessa ano, reclama a dirigente. 

Segundo a APLB, a situação continua. A Prefeitura continua em débito com os professores. A denúncia é que eles receberam apenas 50% do salário de novembro, bem como as gratificações, e não tem nenhuma informação sobre quando irá receber os outros 50%. A assessoria de comunicação do Sindicato informa ainda que é preciso fazer manifestações todos os meses para que a segunda parcela do salário seja paga.        

A APLB diz ainda que a previsão é de que o Município de Feira de Santana receba R$ 248 milhões neste ano de 2021 de recursos do Fundeb e ainda assim o Prefeito Colbert Martins está pagando salários parcelados e atrasados desde abril de 2021 aos trabalhadores em educação da Rede Municipal.

A categoria fez uma manifestação na porta do Ceaf, Centro de Atendimento ao Feirense, onde fica a Secretaria da Fazenda. A manifestação começou às 11h. Eles pedem o pagamento integral dos salários.

O que diz a Secretaria de Educação

A secretária de Educação do município, Ana Bispo Paim, afirmou que os professores recebem seus salários no dia 30 de cada mês. Ela garante que no dia 30 foi feito o pagamento. “Os professores que tem hora extra, que recebem deslocamento porque trabalham nos distritos, recebem em outra folha", explicou.

Conforme Anaci, não são os professores no geral que não recebem no dia 30, mas apenas os que trabalham em distrito que recebem gratificações por descolamento e os que fazem hora extra, ou seja, extrapolam a carga horária. “Esses recebem até o 5º dia útil. Hoje é o sétimo dia. O dinheiro já foi para o banco, o banco libera e já deve estar disponível para saque amanhã”.

Anaci ressaltou mais uma vez que esse pagamento feito hoje é o da folha extra. “Da forma que foi feita a abordagem fica parecendo que os professores não receberam seus salários. Todos eles recebem no dia 30. A folha extra, que recebe no 5º dia útil os recursos, e hoje é o 5º dia útil, foram para o banco hoje e está disponível amanhã”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.