A da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) começou, nesta segunda-feira (8), a segunda etapa da pesquisa para identificar indivíduos assintomáticos da Covid-19 em áreas de grande circulação de pessoas em Feira de Santana. A pesquisa é feita por pesquisadores da entidade em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e será realizada até o dia 26 de novembro.
A primeira etapa aconteceu entre 8 de abril a 18 de maio deste ano. Ela está sendo conduzido pelas professoras doutoras da Uefs, Erenilde Marques de Cerqueira e Maricélia Maia de Lima. Os locais onde as pessoas estão sendo testadas são o Centro de Abastecimento, a Praça da Prefeitura e a Praça da Feira do Tomba.
A coordenadora da pesquisa, professora Erenilde Marques, explicou que podem participar dessa pesquisa pessoas que não apresentam os sintomas da Covid-19 e que tenham tomado a vacina. As amostras do PCR são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Na primeira etapa foram analisadas amostras de 1.400 pessoas. Elas foram escolhidas ao acaso na multidão que circula pelos locais onde foram realizadas as testagens. Na pesquisa, detectou-se 14% de pessoas assintomáticas, positivas para o Coronavírus, além de identificar a variante Gama como a predominante no município. Todas as pessoas positivadas foram acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsas