Terça, 01 de Julho de 2025 10:03
75 9 9702 9169
Outubro Rosa Outubro Rosa

Prevenção ainda é a melhor forma de detectar cânceres em sua fase inicial

A realização de exames e a detecção da doença em sua fase inicial apresenta possibilidades de cura de até 90%, dependendo do tipo da neoplasia, diz o ginecologista Francisco Mota.

26/10/2021 12h23 Atualizada há 4 anos
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Os cânceres ginecológicos ocupam a terceira posição com maior incidência  em mulheres no Brasil. Detectado precocemente,  o câncer ginecológico, que pode ser de colo de útero, ovário, endométrio, vagina, vulva e mama, apresenta possibilidades de cura de até 90%, dependendo do tipo da neoplasia. 

“Os principais tumores malignos são os cânceres de colo de útero e câncer de mama. Os com menor incidência são de cânceres de ovário, vagina, vulva e endométrio. O câncer de colo de útero é prevenível porque ele está associado a uma infecção causada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), responsável por 95%  dos casos de câncer. O câncer de mama envolve carga genética, estilo de vida e é importante detectar desde o início”, alertou o médico ginecologista Francisco Mota. 

Exames como o papanicolau permitem detectar a doença em sua fase inicial e podem ser decisivos na vida da paciente. Sobre o anticoncepcional poder ser uma das causas do câncer, o médico ressaltou que não se pode fazer essa afirmação. “Não tem  comprovação científica de que o anticoncepcional contribui para o câncer. O ideal é que a mulher faça o exame ginecológico uma vez por ano para que se detecte alguma anomalia logo no início”, explica  o ginecologista. 

A vacina do HPV e o preventivo são as duas principais formas de proteção. “A vacina é extremamente importante, está disponível no sistema público para o adolescente e contribui para a proteção do HPV.  O preservativo vai prevenir o HPV durante a relação sexual e doenças sexualmente transmissíveis”, destaca Francisco. 

Recentemente a apresentadora Fátima Bernardes, de 58 anos, foi acometida pelo câncer de endométrio, também chamado de corpo do útero. É um tipo raro, encontrado em menos de 3% das mulheres brasileiras, mas o diagnóstico precoce eleva as chances de cura. 

A mulher é protagonista da sua saúde. O câncer ginecológico é silencioso e grave, mas é importante que a ela esteja sempre atenta ao seu corpo e a qualquer sinal ou sintoma suspeito. 

Conheça os 10 principais sinais que merecem a sua atenção!

  • Dor pélvica ou pressão abaixo do umbigo;
  • Inchaço abdominal e flatulência;
  • Dores intensas e persistentes na parte inferior das costas;
  • Sangramento vaginal anormal;
  • Febre, com duração superior a sete dias;
  • Dores de estômago ou alterações intestinais;
  • Perda de peso equivalente a 10 quilos ou mais, sem que esteja fazendo dieta;
  • Anormalidades na vulva e na vagina, como feridas, bolhas ou alteração de odor e cor da secreção;
  • Alterações na mama, como dor, secreção, nódulos, vermelhidão ou inchaço;
  • Fadiga, que, embora seja comum em diversas outras doenças, pode ser mais frequente nos casos de câncer em estágio avançado.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.