Boca de Forno News
É consenso entre médicos e cientistas que o caminho para o controle da pandemia de Covid-19 passa pela vacinação. Além dos problemas de disponibilidade de vacinas e da logística da campanha de imunização, a sociedade enfrenta outros desafios para efetividade dessa ação. Um deles é o abandono da aplicação da segunda dose, bem como a aplicação correta da imunização.
O médico Tarcizio Pimenta salienta que para a eficácia da vacina contra Covid-19 é preciso a aplicação correta observando a aplicação do mesmo fabricante em ambas as doses. "Mais de 20 mil pessoas no Brasil já tomaram a vacina de forma errada na segunda dose. Isso demonstra claramente um erro de vacinação. É muito importante que as pessoas que forem tomar a segunda dose façam uma checagem junto ao vacinador. As pessoas que tomaram a segunda dose errada não estão imunizadas", alerta.
Uma nova remessa com 222.500 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia no fim da tarde de ontem (22), conforme informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Do total, 180.500 foram produzidas pela Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 42.000 pelo Butantan/Sinovac. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 3.893.450 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas.
No Brasil, a Coronavac e a AstraZeneca, as duas vacinas fornecidas e administradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente são compostas por duas doses. A segunda dose é dada algumas semanas depois de aplicada a primeira dose. Portanto, é necessário que cada pessoa observe a data de retorno para aplicação da segunda dose, no cartão de vacinação.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado