Em decisão proferida nesta quarta-feira (14), a Justiça Eleitoral anulou todos os votos e cassou o mandato do vereador Ernandes de To (PSC), eleito para o Legislativo de Conceição do Coité, município localizado a cerca de 220 km de Salvador.
De acordo com o juiz eleitoral Daniel Serpa de Carvalho, o partido simulou o registro de candidaturas femininas apenas para cumprir formalmente a cota de gênero mínima de 30%. O magistrado determinou uma nova contagem dos votos “com a indicação do candidato eleito vereador em substituição ao candidato cassado”.
Segundo a denúncia feita pelo diretório municipal do PT de Conceição do Coité e pela Coligação “Pra Coité Seguir Mudando”, das 16 candidaturas registradas pelo PSC, cinco eram de mulheres, porém, elas não teriam feito propaganda, não receberam recursos e nem realizaram despesas. As candidatas teriam recebido entre zero e cinco votos.
Desde 2020 começou a valer a regra que destina 30% de vagas para candidaturas femininas por partido, e não mais por coligação. Com isso, o Fundo Partidário destinado para o financiamento destinado às candidatas também deve ser de 30%, assim como o tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Tentamos entrar em contato com o diretório estadual do PSC, mas não tivemos retorno.
Ampliação Escola Valdir Mamona ganhará espaço recreativo coberto e refeitório
Pesquisa Pesquisa aponta 86% de aprovação da gestão Manuela Pedreira em Governador Mangabeira
Pesquisa Governo Lula é desaprovado por 50,9% dos brasileiros, aponta pesquisa
Bolsonar Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Carla Zambell Carla Zambelli troca de cela em presídio de Roma após episódios de agressão
Reabilitação Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia em Brasília 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado



