Boca de Forno News
Pouco mais de um ano depois do surgimento dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, cientistas ainda tentam entender os efeitos da doença sobre o corpo e por quanto tempo eles podem durar.
Em entrevista ao programa Levante a Voz (Rádio Sociedade), a médica otorrinolaringologista Adriana Gouveia disse que até mesmo pacientes com casos leves da doença como, perda de olfato e paldar, podem ter sequelas duradouras no corpo após contrair o vírus.
De acordo com ela, perda de olfato ou paladar são sintomas comuns que podem persistir por meses causando alterações na vida dos pacientes.
"A pessoa pode perder o apetite e sensibilidade dos sentidos impactando diretamente na vida dela", diz. Segundo a médica, a perda de sensibilidade pode durar de 24h à meses, a depender da resposta de recuperação do paciente. A boa notícia é que as sequelas tem tratamento com estímulos aos sentidos.
Vereador por Feira de Santana, Galeguinho SPA (PSB), protocolou na última sexta-feira (26) uma indicação ao prefeito Colbert Martins da Silva Filho (MDB) solicitando a criação de um Centro de Reabilitação Pós-COVID no município. Como justificativa para a criação do serviço, o parlamentar destaca a série de consequências deixadas pela doença nos recuperados, como complicações respiratórias e emocionais.
"Considerando que segundo o alerta da Organização Panamericana de Saúde, a Covid-19 apresenta diversas sequelas que podem se estender através do trato respiratório, do sistema cardiovascular, no sistema nervoso central e periférico, bem como sequelas psiquiátricas e psicológicas, indico que seja realizado um estudo de viabilidade técnica, no qual tem como objetivo criar um centro para pacientes curados e com sequelas provenientes da doença", reivindica o vereador.
Informações do repórter Reginaldo Lima
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado