A Federação das Industrias do Estado da Bahia (FIEB), através do seu Gerente de Estudos Técnicos e Pesquisas, Ricardo Kawabe, sediada em Camaçari/Ba, busca alternativas sobre a decisão da FORD de fechar as fábricas no Brasil. A medida tem impacto direto no PIB do estado. Segundo Kawabe, a FIEB foi "pega de surpresa" com a decisão anunciada na última segunda-feira (11).
Ainda de acordo com ele, 5 mil empregos serão perdidos diretamente com o encerramento da produção de veículos no Brasil. Sobre os empregos indiretos que serão perdidos, ele diz ser quase impossível mensurar a quantidade.
Ao lamentar a decisão, o Gerente da FIEB reforçou que a Federação tenta buscar saídas alternativas sobre a tomada de decisão da multinacional. "Lamentamos muito a decisão, mas buscamos alternativas para estes trabalhadores."
Para o revendedor de veículos Marcos Barbosa, a medida poderá acarretar no aumento de preço dos veículos da montadora. “Pode ser que o carro valorize mais ainda sendo que o produto vem de fora. É questão de logística”, especulou.
Recentemente, a Ford completou um século de Brasil. Porém, ao invés de comemoração, a marca vem amargando derrota atrás de derrota desde 2019, quando fechou a planta de São Bernardo do Campo (SP) até o fim da produção nacional anunciado esta semana, com o fechamento das unidades na Bahia, São Paulo e Ceará. A alegação são as perdas significativas acumuladas por questões como pandemia, capacidade ociosa e redução de vendas.
"A Ford no Brasil tem se enfraquecido e perdido espaço (...) é uma lástima", finalizou Ricardo Kawabe.
Informações do radialista Luiz Santos
Congresso P3C 2026 Projetos de PPP da Bahia, que somam R$ 23 bilhões, serão apresentados em São Paulo
Economia Carnaval deve movimentar 12,4 bilhões na Bahia e impulsionar comércio e turismo
Economia Dia histórico na Bolsa: Ibovespa bate recorde enquanto dólar tem sessão de forte volatilidade
Economia Reforma Tributária: saiba o que mudou no primeiro mês da fase de teste do IBS
Economia Novo salário mínimo começa a ser pago na próxima semana; saiba mais
Emprego e renda Com saldo positivo recorde, Bahia se consolida como o 3º estado que mais gerou empregos no Brasil 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas



