A confiança do empresariado baiano registrou nova alta em outubro, o que marca o segundo avanço consecutivo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (31) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb) alcançou -80 pontos, em uma escala que vai de -1 mil a 1 mil, o que representa um cenário de pessimismo moderado, mas com melhora significativa em relação a setembro, quando o índice foi de -149 pontos.
Mesmo ainda abaixo de zero [o que indica desconfiança] o resultado de outubro foi o melhor dos últimos 12 meses, com aumento de 69 pontos em comparação ao mês anterior. De acordo com Luiz Fernando Lobo, especialista da SEI, a melhora reflete uma percepção mais otimista sobre o futuro.
“Apesar da ausência de uma tendência clara de crescimento e do patamar ainda adverso, a percepção do empresariado baiano quanto ao futuro se encontra melhor agora do que no início de 2025, já que o saldo líquido do ICEB no intervalo de janeiro a outubro se mostra positivo”, afirmou.
Ainda segundo a SEI, o crescimento da confiança foi generalizado entre os setores, sem recuo em nenhum dos quatro grupamentos analisados. O setor de Serviços apresentou o maior avanço, enquanto o de Indústria teve o menor. Mesmo assim, nenhum segmento ultrapassou o nível positivo. Os resultados de outubro foram: Agropecuária: -35 pontos; Indústria: -122 pontos; Serviços: -87 pontos; e Comércio: 0 ponto.
O Comércio foi o setor com melhor desempenho, enquanto a Indústria registrou o menor nível de confiança no estado. Entre os temas avaliados, os que mais pesaram negativamente nas expectativas do empresariado foram crédito, situação financeira e capacidade produtiva.
Por outro lado, houve melhora nas perspectivas sobre inflação, câmbio e PIB nacional, que apresentaram os indicadores mais favoráveis do mês.
Emprego e renda Com mais 11.350 postos em setembro, a Bahia contabiliza 99.732 novas vagas no ano
Economia Tarifaço dos EUA afeta 73,8% das exportações brasileiras, aponta Ricardo Alban
Brasil Petrobras registra produção média de 3,14 milhões de barris/dia no 3º trimestre de 2025
Economia Bahia tem quase 5 milhões de inadimplentes
Preço Governo define preços para o botijão do gás do povo; veja o valor em cada região
Golpe Alerta máximo: novo golpe com IA engana brasileiros e esvazia contas bancárias 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 35°
Tempo nublado



