Os casos de chikungunya aumentaram 25 vezes em Feira de Santana, entre janeiro e outubro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, nesta quinta-feira (12).
De acordo com os dados, nos últimos 10 meses, a cidade registrou 4.153 casos. No mesmo período do ano passado, o número foi bem menor e chegou a 167.
Apesar do aumento nos casos da chikungunya, os dados da secretaria apontam redução no números da dengue. Entre janeiro e outubro, foram registrados 3.027 casos. No mesmo período do ano passado, foram 10.344.
“Uma das causas pode ter sido que as pessoas procuram mais a unidade de saúde e, nesses casos, são registrados, pior causa da sintomatologia do chikungunya, que causa uma dor muscular incapacitante e as pessoas não conseguem ficar em casa sentido essa dor, sem procurar uma unidade de saúde”, disse Erenilde Marque, epidemiologista.
“No caso da dengue, às vezes, essa sintomatologia é mais leve. Tem casos assintomáticos e sintomáticos que não levam a uma unidade de saúde para serem notificados”, completou Erenilde.
Os pacientes que tiveram a doença reclamam das sequelas que ficaram.
Em julho deste ano, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou que o número de casos de chikungunya na Bahia subiu de 4.365 notificações, entre dezembro de 2018 e junho de 2019, para 23.311 casos entre dezembro de 2019 e junho de 2020.
Pets Médico veterinário explica como deve ser o tratamento dos pets nesse frio
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (15)
Casamento Coletivo Inscrições para o Casamento Coletivo seguem até dia 1º
Aumento ANTT autoriza novas tarifas de pedágios para as BRs 324 e 116
Emprego Pesquisa revela quais são as 10 profissões em alta e as 10 que devem acabar
Violência Doméstica Você sabe que pode pedir o divórcio imediato nestes casos? 
Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsas



