Domingo, 07 de Setembro de 2025 16:41
75 9 9702 9169
Geral Vaticano

Vaticano diz que declaração do papa Francisco sobre união gay não muda posição da Igreja

Vaticano diz que declaração do papa Francisco sobre união gay não muda posição da Igreja

03/11/2020 10h29 Atualizada há 5 anos
Por:
Vaticano diz que declaração do papa Francisco sobre união gay não muda posição da Igreja

O Vaticano confirmou que o papa Francisco se posicionou favoravelmente à união civil entre pessoas do mesmo sexo do ponto de vista legal. No entanto, diz a nota da Santa Sé divulgada na semana passada, as declarações foram tiradas de contexto e não mudam a posição da Igreja — que considera as relações homossexuais como pecado e não reconhece o casamento homoafetivo.

O documentário "Francesco", que estreou no festival de Roma, em 21 de outubro, ganhou as manchetes por um comentário em que o papa diz que homossexuais têm o direito de estar em uma família e que as leis de união civil para homossexuais são necessárias.

"As pessoas homossexuais têm direito de estar em uma família. Elas são filhas de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deverá ser descartado ou ser infeliz por isso", diz ele no documentário "Francesco".

"O que precisamos criar é uma lei de união civil. Dessa forma eles são legalmente contemplados. Eu defendi isso", afirmou o Papa, no documentário.

Porém, segundo o Vaticano, o documentário cortou comentários em que o papa expressou oposição ao casamento homossexual e que deixavam claro que ele se referia às leis de união civil, que alguns países promulgaram para regular benefícios, como plano de saúde. A declaração foi divulgada em uma nota da Santa Sé aos núncios — que são como embaixadores do Vaticano nos países.

Francisco teria dito, segundo a nota, que "falar em casamento entre pessoas do mesmo sexo é algo incongruente". Essa frase, informou o Vaticano, foi cortada.

"Há mais de um ano, durante uma entrevista, o papa Francisco respondeu duas perguntas distintas em dois momentos diferentes que, no mencionado documentário, foram editadas e publicadas como uma só resposta, sem a devida contextualização, o que gerou confusão", explica a nota interna do Vaticano, repassada à imprensa por várias nunciaturas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.