Boca de Forno News
Profissionais da área da cultura terão direito ao cadastro federal, através do Governo do Estado, que serve para o auxílio emergencial no valor de R$ 600 garantido pela Lei Aldir Blanc. Nesta segunda-feira (21), ao Boca de Forno News, a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, explicou quem tem direito ao benefício e como a solicitação deve ser feita.
Os profissionais que se encaixam na lei são os trabalhadores da cultura e do entretenimento. Estes devem preencher o cadastro da SECULT-BA para ter o direito ao benefício, desde que não tenham recebido auxílio emergencial do governo federal.
De acordo com a secretária, os "fazedores de cultura" que tiveram suas atividades impactadas por causa da pandemia e que se encaixem nas regras da Lei devem fazer a solicitação. A Bahia receberá recursos na ordem de R$ 110 milhões.
Para receber o auxílio, os inscritos não devem ter emprego formal ativo. O trabalhador também não estará apto se já for titular de benefício da Previdência Social (INSS), do seguro-desemprego, ou de programa de transferência de renda do governo federal (exceto bolsa família).
Para realizar a inscrição, é preciso acessar o site da secretaria de Cultura e clicar no banner "Cadastro dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura". Em seguida, enviar o formulário.
O Cadastro Estadual também vai servir de base para formulação de novas políticas públicas no campo da cultura na Bahia.
Informações do radialista Nivaldo Lancaster
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado