A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, nesta quarta-feira (4), o Projeto de Lei nº 177/2025, de autoria do vereador Silvio Dias, que estabelece diretrizes de acessibilidade sensorial e alimentar nas instituições de ensino do município. A proposta aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor.
A nova legislação determina que escolas públicas e privadas adotem medidas concretas para assegurar a permanência e o bem-estar de crianças e adolescentes com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento. Entre as garantias previstas está a possibilidade de o estudante levar a própria alimentação, mediante apresentação de laudo médico, nos casos de alergia ou seletividade alimentar relacionada à condição clínica.
Segundo o autor do projeto, a iniciativa busca prevenir situações de constrangimento e riscos à saúde, além de fortalecer o direito à educação em ambiente adaptado às necessidades individuais. A proposta também prevê ajustes em sinais sonoros e alertas utilizados nas escolas, que deverão manter sua função, mas sem provocar crises ou desconfortos em alunos com hipersensibilidade auditiva.
Penalidades e fiscalização
No caso das escolas privadas, o descumprimento poderá gerar advertência inicial e prazo para adequação. Persistindo a irregularidade, será aplicada multa de 100 Unidades Fiscais do Município (UFMs), com acréscimo de 50% em caso de reincidência. Já nas unidades públicas, a Secretaria Municipal de Educação deverá ser acionada para adoção imediata das providências administrativas cabíveis.
Os valores arrecadados com as penalidades serão direcionados a programas municipais de inclusão e acessibilidade. A regulamentação e fiscalização da lei ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Educação, em articulação com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A medida é considerada mais um passo na consolidação de políticas públicas voltadas à educação inclusiva no município.
Educação Prefeitura de Feira reforça efetivo da educação empossando mais 128 professores concursados
Educação Educação pública avança, mas desempenho desacelera ao longo da trajetória escolar
Educação Famílias e funcionários defendem Centro Educacional Turma da Mônica após ataques nas redes sociais
Educação APLB Feira acompanha avanços nas negociações sobre recomposição salarial e cobra respostas do governo
Educação Campanha vai definir nome da futura Universidade Federal de Feira de Santana e reforça mobilização pelo projeto
IDEB Tanquinho dá um salto na educação: IDEB 2025 confirma que a rede municipal está no rumo certo 
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo


