
Foto gerada por I.A (Gemini): Reprodução / Google
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste 18 de maio, dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) acendem um alerta sobre a violência sexual infantojuvenil no estado. Levantamento do Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (Ispe), obtido pelo portal, aponta que a Bahia registrou 3.867 casos de estupro de vulnerável contra vítimas de 0 a 17 anos ao longo de 2025.
Ao longo do ano passado, milhares de crianças e adolescentes foram vítimas de crimes que acendem um alerta crítico para a necessidade de proteção social. De acordo com o relatório, a Bahia registrou 442 ocorrências categorizadas estritamente como estupro, tendo como principais vítimas meninas com idades entre 12 e 17 anos.
Confira os dados abaixo:

O levantamento também aponta a ocorrência de 770 casos de importunação sexual contra o público infantojuvenil no mesmo período. Embora essas modalidades específicas tenham apresentado uma leve oscilação para baixo, as autoridades destacam que o volume total de ocorrências permanece em patamares inaceitáveis e críticos.
Veja em números:

Diferentemente dos índices de estupro, os indicadores de assédio e exploração apresentaram alta de 17 vítimas em relação ao ano de 2024. Foram contabilizados 265 casos de assédio sexual contra menores de idade no ano passado. Confira no gráfico abaixo:

Estupros e prostituição
O detalhamento dessa faixa etária revela a vulnerabilidade das vítimas: a maioria esmagadora das ocorrências de assédio envolveu jovens de 12 a 17 anos (209 casos), seguida por crianças de 6 a 11 anos (51 casos) e crianças com menos de cinco anos (5 casos).
O relatório também aponta um aumento nas ocorrências enquadradas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como submissão de criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual, somando 39 casos em território baiano.
É possível consultar os números aqui abaixo:

Esse cenário reforça o papel indispensável de canais de denúncia como o Disque 100 e a atuação enérgica de Conselhos Tutelares e forças de segurança para combater e interromper o ciclo de abusos no estado.
Polícia Investigado por homicídio em Serrinha é preso em ação integrada
Polícia Mais de três toneladas de artefatos explosivos são incinerados em Cruz das Almas
Prisão Suspeito de feminicídio em Tancredo Neves é preso em Serrinha
Polícia Suspeito de homicídio em Conceição do Jacuípe é preso pela Polícia Civil
Operação da PF PF faz operação integrada de combate ao tráfico e lavagem de dinheiro em 14 estados
Incêndio Operação Flames prende acusado de incêndio criminoso ocorrido em São Félix 
Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 33°
Tempo nublado


