O cenário da violência contra a mulher apresentou um agravamento alarmante em 2025. De acordo com o levantamento anual do instituto Fogo Cruzado, divulgado nesta segunda-feira (5), o número de feminicídios e tentativas cometidos com armas de fogo cresceu 52% nas regiões metropolitanas de Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Belém.
Ao todo, 50 mulheres (cisgênero e transgênero) foram vítimas dessa modalidade de violência ao longo do ano passado, contra 33 registros contabilizados em 2024. Ainda segundo o levantamento, a maioria das mulheres atingidas é negra e reside em bairros periféricos.
Bahia
Em Salvador e na Região Metropolitana (RMS), os dados acompanham a tendência de alta. Foram identificados 11 casos de feminicídio ou tentativas de assassinato por arma de fogo em 2025. O relatório destaca que o ambiente doméstico permanece como o local de maior risco, sendo o palco da maioria dos ataques.
Os indicadores do Instituto Fogo Cruzado também acendem um alerta sobre a autoria dos crimes. Em uma parcela significativa das ocorrências, os agressores são companheiros ou ex-companheiros das vítimas, muitas vezes utilizando armas de fogo para as quais possuem ou tinham acesso legal, como em casos envolvendo agentes de segurança.
Induto 11 detentos não retornam ao Conjunto Penal de Feira após saída temporária
Redução de crimes Cidade do sudoeste lidera redução de crimes violentos e se torna a cidade mais segura da Bahia
Golpe do amor Acusado de aplicar 'golpe do amor' em mulheres de vários estados é preso em Feira de Santana
Crimes sexuais Casal é preso suspeito de crimes sexuais contra alunas de escola de vôlei
Flagrante Mulher é presa em flagrante por tentativa de homicídio contra o próprio irmão
Abuso sexual Will Smith é acusado de abuso sexual e retaliação por violinista 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas



