Lulinha da Gente - Foto: Boca de Forno News
Foi realizada, na noite desta segunda-feira (10), uma sessão solene para celebrar o Dia do Radialista, comemorado em 7 de novembro. A sessão aconteceu por meio de um requerimento do vereador Lulinha da Gente (União Brasil), aprovado por unanimidade na Casa Legislativa. Lulinha afirmou que a Casa da Cidadania ficou repleta de ícones do rádio. “Homenageamos ainda o grande radialista Carlos Lima, que partiu recentemente e deixa saudades na imprensa de Feira de Santana”.
O vereador disse estar feliz por ser o autor do requerimento que homenageou mais de 40 radialistas. “São vocês que cobrem os trabalhos desta Casa, da Prefeitura e estão no dia a dia, em todos os cantos, em todo lugar. Onde tem um fato, o radialista está lá para cobrir. Parabéns à nossa cidade por ter a nata da imprensa que tem. Acho que nenhuma outra cidade tem a quantidade de radialistas que temos aqui, e o campo dá para todos trabalharem. Estamos felizes em saber que temos profissionais de excelência que ajudam a cidade a crescer e se desenvolver por meio da informação, quando a comunidade os procura e o município busca tentar solucionar os problemas”.
Josenel Barreto foi o palestrante. “Ele é filho de Feira de Santana. Juarez Fernandes nos deu a ideia e fui pessoalmente fazer o convite. Inovamos um pouco porque, todos os anos, colocamos alguém da cidade. Ele, como é filho de Feira e atua em rádios fora da cidade, veio trazer um pouco da sua experiência para nós. Foi uma sessão bonita e importante para a cidade”.
Lulinha da Gente e Nivaldo Lancaster - Foto: Boca de Forno News
Nivaldo Lancaster foi um dos homenageados. Lancaster trabalha na Rádio Sociedade News em Feira de Santana, com o programa Boca de Forno aos domingos, e nas rádios Paraguassu FM e Santo Amaro FM, no Recôncavo Baiano, de segunda a sexta. É ainda dono deste veículo de comunicação, o Boca de Forno News.
Palestrante
Josenel Barreto - Foto: Boca de Forno News
O palestrante Josenel Barreto ressaltou que falar no rádio é fácil, “mas encarar uma plateia como essa é diferente”. Ele afirmou: “Comecei minha história em Feira de Santana e acredito que, se o rádio seguir o exemplo de Feira de Santana em todo o Brasil, estará fortalecido cada vez mais. É impressionante a audiência daqui, são 85% de alcance. Isso transcende a internet e a televisão. E meus colegas fazem rádio com muita credibilidade e respeito”.
Hoje ele trabalha em Salvador. “Fomos morar em Salvador para estudar, fazer vestibular, e eu perdia. Meu pai, proprietário do Cine Íris, me pediu para voltar e ajudá-lo, e assim o fiz. Eu ia à Rádio Antares divulgar o cinema e trabalhava aos finais de semana em boates da capital. De tanto me ver na rádio, Adilton Coutinho me chamou para fazer um programa no estilo do que eu fazia nas boates. Gravava o trabalho das boates e as pessoas pediam que eu falasse o nome das músicas, e assim comecei”.
O rádio continua firme porque é instantâneo. “Não precisa de senha, wi-fi. Ele é o melhor amigo do ser humano. Ele lhe surpreende com uma música ou uma informação que você não esperava ouvir. Ele é verdadeiro”.
Foi através do rádio que ele se tornou vereador em Salvador. “Eu era bastante conhecido na cidade, tinha 70% de audiência em meu horário. A rádio em que eu trabalhava tinha um deputado como dono e integrante do grupo de ACM, que afirmou que ele tinha um menino em sua rádio que estava nas pesquisas para vereador. Aí me convidaram para ser candidato, mas o convite era para ser escada. Mas tudo que faço em minha vida eu me entrego de verdade, e fui com força. Os artistas me ajudaram e consegui me eleger assim”.
Roberto Rubens
Roberto Rubens - Foto: Boca de Forno News
O radialista homenageado, que também já foi vereador, ressaltou que toda homenagem é importante porque representa o reconhecimento do trabalho do profissional. “E nós, radialistas, nos orgulhamos daquilo que representamos para a sociedade. É um momento ímpar de reconhecimento do Poder Legislativo”.
Para Roberto, esse reconhecimento aumenta a responsabilidade diante da comunidade de Feira de Santana. “São 61 anos de profissão. Comecei em minha terra natal, Muritiba, e continuo desenvolvendo minha atividade e agradecendo o apoio que tenho recebido não apenas do povo de Feira, mas também de outras cidades, estados e até países onde levamos a nossa voz”.
Ele destacou que o radialista precisa ser versátil. “Essa versatilidade é muito importante. O que tocar, temos que dançar. Deus me deu essa condição de desenvolver o meu trabalho de todas as formas possíveis, sem perder a credibilidade”.
Homenageados
As honrarias foram entregues pelos vereadores Marcos Lima, o próprio autor do requerimento, Marcus Carvalhal (PL), José Carneiro (União Brasil), Jorge Oliveira (PRD), Jurandy Carvalho (PSDB), Pastor Valdemir (PP), Gean Caverna (Podemos), Luiz da Feira (PP), Eli Ribeiro (Republicanos), Professor Ivamberg (PT) e Zé Curuca (União Brasil).
Os radialistas homenageados foram: Itajaí Pedra Branca, Fábio Negrini, Rose Moreno, Ivan Costa, Paulo Silva, Dandara Barreto, Taiure Reis, Valdeir Uchoa, Jorge Telles, João Guilherme Dias da Silva, Amaury Ponce Júnior, Juarez Fernandes, Joilton Freitas, Fátima Brandão, Ney Silva, Edson Silva (conhecido como Bigodinho de Ouro), Edvaldo Peixoto Filho, Gilson Ferreira, Antônia Serra, Roberto Rubens de Jesus e Luiz André e ainda Nivaldo Lancaster, dono deste referido veículo de comunicação.
Também foram homenageados os radialistas Osvaldo Cruz, Clóvis da Silva Estrela, Beto Moreno, Mário Gonçalves, Joaquim Neto, Miro Nascimento, Paulo José, Valter Vieira, Pedro Justino, Onildo Barbosa Rodrigues, Maria Isabel Ribeiro dos Santos Bomfim, Fabiano Cerqueira, Antônio Fernando Ferreira da Silva, Framário Mendes, Jonilerverson Carlos Neves, Neilson dos Santos, José das Virgens Fonseca e Emanuely Pilger.
Azevedo Junior (In memoriam) recebe o Título de Cidadão Feirense
Família de Azevedo Junior - Foto: Boca de Forno News
Foi ainda outorgado o Título de Cidadão Feirense ao jornalista Antônio Mariano Azevedo Júnior, mais conhecido como Azevedo Júnior (in memoriam). Quem recebeu a honraria foi o seu filho Átila Mariano de Oliveira Azevedo e a sua família também estava presente na sessão solene. Azevedo era natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Átila destacou que seu pai nunca se fez tão presente na rotina da família, apesar de um ano e cinco meses da sua passagem. “Ele deixou um legado importante na comunicação feirense onde teve acesso aos grandes baluartes de nossa terra, tinha liberdade de estar presente, ser bem vindo, bem recebido, entrando e saindo de qualquer lugar. Os amigos dele falam por mim”, disse, emocionado.
Ele disse ainda que seu pai deixou a família unida e a saudade. “Eu sei que esse Titulo de Cidadão Feirense, proposto pelo seu amigo Lulinha, que lhe tinha como irmão e conselheiro, deixa um legado importante de que Feira de Santana é a grande capital da comunicação baiana. O rádio feirense representa hoje o Brasil e o mundo. E Azevedo sabia muito bem disso, que os profissionais de rádio homenageados hoje são de grande competência e amigos”.
Átila conta que Azevedo chegou à Feira de Santana com 17 anos em busca de um sonho de carona em um caminhão de sal. “Veio de lá para Salvador encontrar com dois irmãos que já se encontravam aqui e assim constituiu família e fixaram sua moradia em Feira de Santana por longa data”.
Azevedo chegou na década de 60, se casou em 1973 e teve como base a escola política e comunicativa do saudoso Oscar Marques, na Rádio Cultura, conta o filho. “Parabéns para os radialistas de Feira de Santana”, finaliza.
PL Antifacção Derrite e Motta recebem grave alerta sobre PL Antifacção
Política Eduardo Bolsonaro faz gravíssimas acusações sobre Lula e Moraes em resort de Trump: “Lavam dinheiro”
Isenção Câmara discute isenção de Imposto de Renda para professores
Isenção de Impostos Lula deve sancionar na terça lei que isenta quem ganha até R$ 5 mil
Luto Câmara de Santo Amaro decreta luto oficial pela morte do vereador Gleiber Júnior
Política Deputado Nelson Leal abandona reeleição e assume campanha de ACM Neto 
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado



