Na tarde de quarta-feira (17), trinta pacientes do Centro de Diabético e Hipertenso (CADH) receberam um sensor que monitora a glicemia de forma contínua. Fixado ao braço, o dispositivo envia dados para o paciente e para o profissional de saúde por meio de um aplicativo no celular.
A iniciativa, considerada uma ferramenta inovadora, busca melhorar a qualidade de vida de pessoas com diabetes. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, acompanhou a entrega dos equipamentos que foram fornecidos em parceria com a empresa Abbott.
O sensor, à prova d’água, deve ser trocado a cada 15 dias. Além de registrar os índices de glicemia, os dados podem ser compartilhados com médicos e familiares, ampliando a segurança e o monitoramento contínuo.
De acordo com a coordenadora do CADH, Andrea Silva, a ação é inédita no SUS em Feira de Santana e está em fase experimental.
“É uma experiência inusitada, que ajuda os pacientes a conhecer melhor seu corpo, melhorar a alimentação e ajustar comportamentos. No momento, o dispositivo ainda não é disponibilizado pelo SUS, mas é uma tecnologia promissora que precisa ser avaliada quanto à eficácia e segurança”, disse.
A endocrinologista Suzete Matos reforçou os benefícios do dispositivo no tratamento do diabetes.
“O sensor permite acompanhar a glicemia 24 horas por dia e educa o paciente sobre como os alimentos influenciam a glicose. Ele sinaliza quando a glicemia está caindo ou subindo, inclusive durante a noite. Esse recurso ajuda a individualizar o tratamento e aumenta a motivação dos pacientes”.
Paciente do CADH há mais de 15 anos, Jorge Brasileiro Silva, 63 anos, também recebeu o dispositivo e celebrou a novidade.
“Esse sensor vai facilitar muito a minha vida, porque antes eu precisava furar o dedo várias vezes por dia. Agora vou poder acompanhar a glicose de forma prática, até de madrugada, sem precisar me preocupar. Isso me dá mais segurança e tranquilidade”.
A nutricionista Josinete Monteiro destacou a relevância do sensor no acompanhamento alimentar e na personalização do tratamento, destacando que o sensor permite observar a resposta glicêmica aos alimentos.
“Possibilita estratégias individualizadas e acompanha hipoglicemias e hiperglicemias, inclusive durante a madrugada. Com os relatórios, é possível analisar períodos de 15 ou 30 dias e aprimorar o tratamento”.
Nilton Rasta Prefeitura eterniza legado de Nilton Rasta em homenagem no Mercado de Arte Popular
APLB Feira APLB Feira cobra regularização da tabela salarial - Audiência com Governo Municipal será realizada na próxima semana
Hospital Baiano Governo da Bahia autoriza construção do Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Denuncia Moradores reclamam de demora de mais de três horas no atendimento do CEAF
Duplicação Prefeito Zé Ronaldo detalha obra de urbanização da Avenida Artêmia Pires
Grilagem Corregedoria afasta titular de cartório em Feira por suspeita de grilagem 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nublado



