Em entrevista concedida nesta quarta-feira (26), o prefeito Jé Ronaldo (União Brasil) anunciou os detalhes da obra de duplicação e urbanização da Avenida Artêmia Pires, um dos maiores projetos de infraestrutura já realizados em Feira de Santana. O investimento inclui drenagem, pavimentação, calçadas, iluminação e esgotamento sanitário e promete transformar completamente a mobilidade e o urbanismo da cidade.
Obra de R$ 100 milhões começa em janeiro e deve durar 18 meses
José Ronaldo informou que a licitação para a obra será realizada no dia 21 de janeiro de 2025, com um prazo de execução de 18 meses. O projeto contempla 7 quilômetros de extensão da Avenida Eduardo Fróes da Motta até a Lagoa da Berreca, que também será urbanizada.
“É uma obra gigantesca, que vai trazer uma melhoria enorme para o trânsito, a segurança e a qualidade de vida da população. Não se trata apenas de asfalto, mas de uma requalificação completa de toda a área.”
A intervenção, que vai afetar diversos pontos da cidade, inclui ainda a integração de importantes avenidas como Sérgio Carneiro, Silvio Matos, Noide Cerqueira e a Avenida Sossego.
José Ronaldo ressaltou que o projeto não se limita à ampliação da via, mas também foca na melhoria da infraestrutura urbana como um todo, incluindo a instalação de passeios e calçadas acessíveis, nova iluminação e sistemas de drenagem para evitar alagamentos. O prefeito também mencionou a criação de novas ruas dentro da área, como a Rua Maricoré, que irá melhorar o fluxo de tráfego.
“Estamos preparando a cidade para o futuro. Além de pavimentação, vamos garantir drenagem e esgoto de forma simultânea, evitando os conhecidos ‘quebra-quebra’ que ocorriam em outras obras.”
O prefeito afirmou que a obra já está contemplada no orçamento de 2025 e que será financiada por meio de um empréstimo aprovado pela Câmara Municipal, no valor de R$ 100 milhões, com o banco internacional Fomplata.
“Essa obra vai transformar a região, e os recursos já estão garantidos. Não haverá interrupções e, pela primeira vez, conseguimos fazer drenagem e esgotamento sanitário sem ter que romper o asfalto depois.”
Além da obra da Artêmia Pires, Zé Ronaldo também fez um apelo aos construtores para que a cidade adote o modelo de verticalização, como forma de garantir um crescimento mais sustentável e eficiente.
“Feira cresceu muito de forma horizontal, com muitas casas. Isso sobrecarrega a cidade. Precisamos repensar o nosso modelo de crescimento e começar a apostar mais em prédios e construções verticais.”
Questionado sobre o impacto da obra na população, especialmente no que diz respeito a desapropriações, o prefeito garantiu que o projeto não deve causar grandes transtornos:
“O projeto prevê o mínimo possível de desapropriações. Caso seja necessário, o processo já está sendo tratado, mas o impacto será pequeno.”
A obra de urbanização da Avenida Artêmia Pires promete não apenas resolver o gargalo de tráfego na região, mas também modernizar o sistema viário, melhorar a drenagem e oferecer mais qualidade de vida para os moradores e motoristas que circulam pela região. A conclusão está prevista para 2026.
Grilagem Corregedoria afasta titular de cartório em Feira por suspeita de grilagem
Operação Gatonet Neoenergia Coelba realiza Operação Gatonet em 17 municípios baianos nesta semana; confira a programação
Maria da Penha Advogado explica proposta que prevê punição de até oito anos para denúncias falsas na Lei Maria da Penha
SMT realiza operação SMT realiza operação no Centro de Abastecimento para coibir estacionamento irregular e reorganizar mobilidade
Reparos Prefeitura conclui reparos no túnel Divaldo Franco
Audiência pública Audiência pública debate criação de nova Universidade Federal em Feira de Santana 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Tempo nublado



