Em entrevista concedida nesta quarta-feira (26), o prefeito Jé Ronaldo (União Brasil) anunciou os detalhes da obra de duplicação e urbanização da Avenida Artêmia Pires, um dos maiores projetos de infraestrutura já realizados em Feira de Santana. O investimento inclui drenagem, pavimentação, calçadas, iluminação e esgotamento sanitário e promete transformar completamente a mobilidade e o urbanismo da cidade.
Obra de R$ 100 milhões começa em janeiro e deve durar 18 meses
José Ronaldo informou que a licitação para a obra será realizada no dia 21 de janeiro de 2025, com um prazo de execução de 18 meses. O projeto contempla 7 quilômetros de extensão da Avenida Eduardo Fróes da Motta até a Lagoa da Berreca, que também será urbanizada.
“É uma obra gigantesca, que vai trazer uma melhoria enorme para o trânsito, a segurança e a qualidade de vida da população. Não se trata apenas de asfalto, mas de uma requalificação completa de toda a área.”
A intervenção, que vai afetar diversos pontos da cidade, inclui ainda a integração de importantes avenidas como Sérgio Carneiro, Silvio Matos, Noide Cerqueira e a Avenida Sossego.
José Ronaldo ressaltou que o projeto não se limita à ampliação da via, mas também foca na melhoria da infraestrutura urbana como um todo, incluindo a instalação de passeios e calçadas acessíveis, nova iluminação e sistemas de drenagem para evitar alagamentos. O prefeito também mencionou a criação de novas ruas dentro da área, como a Rua Maricoré, que irá melhorar o fluxo de tráfego.
“Estamos preparando a cidade para o futuro. Além de pavimentação, vamos garantir drenagem e esgoto de forma simultânea, evitando os conhecidos ‘quebra-quebra’ que ocorriam em outras obras.”
O prefeito afirmou que a obra já está contemplada no orçamento de 2025 e que será financiada por meio de um empréstimo aprovado pela Câmara Municipal, no valor de R$ 100 milhões, com o banco internacional Fomplata.
“Essa obra vai transformar a região, e os recursos já estão garantidos. Não haverá interrupções e, pela primeira vez, conseguimos fazer drenagem e esgotamento sanitário sem ter que romper o asfalto depois.”
Além da obra da Artêmia Pires, Zé Ronaldo também fez um apelo aos construtores para que a cidade adote o modelo de verticalização, como forma de garantir um crescimento mais sustentável e eficiente.
“Feira cresceu muito de forma horizontal, com muitas casas. Isso sobrecarrega a cidade. Precisamos repensar o nosso modelo de crescimento e começar a apostar mais em prédios e construções verticais.”
Questionado sobre o impacto da obra na população, especialmente no que diz respeito a desapropriações, o prefeito garantiu que o projeto não deve causar grandes transtornos:
“O projeto prevê o mínimo possível de desapropriações. Caso seja necessário, o processo já está sendo tratado, mas o impacto será pequeno.”
A obra de urbanização da Avenida Artêmia Pires promete não apenas resolver o gargalo de tráfego na região, mas também modernizar o sistema viário, melhorar a drenagem e oferecer mais qualidade de vida para os moradores e motoristas que circulam pela região. A conclusão está prevista para 2026.
jovens aprendizes Seduc orienta jovens aprendizes sobre atendimento e processo de matrícula da Rede Municipal
Feira de Santana Prefeitura garante auxílio-transporte para pacientes com anemia falciforme, fibromialgia e pessoas que vivem com HIV/AIDS
Coletiva 2026 Sindicato do Comércio de Feira destaca avanços e explica impasse na Convenção Coletiva 2026
Feira de Santana Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26)
Feira de Santana Prefeitura garantiu o abastecimento de mais de 3 milhões de litros de água potável para os distritos em 2025
Limpeza Urbana Departamento de Limpeza Urbana recolheu mais de 7 mil cadáveres de animais das ruas e residências 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 33°
Chuvas esparsas



