Segunda, 08 de Setembro de 2025 16:44
75 9 9702 9169
Saúde Palavra de médico

O “Palavra de Médico” deste domingo falou sobre complicações do uso de suplementos e vitaminas sem orientação médica

. O uso de suplementos e vitaminas sem orientação médica pode levar a intoxicação, danos a órgãos como fígado e rins, desequilíbrios nutricionais e interações medicamentosas.

08/09/2025 11h47
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: canva.com
Foto: canva.com

O “Palavra de Médico” deste domingo falou sobre complicações do uso de suplementos e vitaminas sem orientação médica. O uso de suplementos e vitaminas sem orientação médica pode levar a intoxicação, danos a órgãos como fígado e rins, desequilíbrios nutricionais e interações medicamentosas. Usar suplementos nutricionais é a tendência para quem busca ganhar massa muscular ou perder peso. Suplementos à base de proteína, carboidratos e termogênicos usados para queima de gordura são algumas das opções disponíveis no mercado. 

O excesso pode causar sintomas como náuseas, vômitos, dores de cabeça, fadiga e, em casos mais graves, problemas renais crônicos ou insuficiência hepática. Vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) acumulam-se no corpo e são mais perigosas em excesso, mas vitaminas hidrossolúveis (Complexo B, C) também podem causar problemas como cálculos renais em doses elevadas. É fundamental consultar um profissional de saúde para determinar a necessidade e a dosagem correta. 

A recomendação é para que a suplementação deve ser feita sob prescrição e acompanhamento de um médico ou nutricionista. Ele poderá avaliar sua necessidade através de exames e histórico clínico para determinar a dosagem correta e o tempo de suplementação. 

O médico Tarcízio Pimenta ressalta que vitamina, como qualquer outro medicamento, pode matar, se você toma durante muito tempo de forma indiscriminada. “Tudo em excesso mata. Até água, se você beber de forma rápido, pode te matar. O que está acontecendo é uma popularização do uso de vitaminas e suplementos de forma irracional. A facilidade em achar nas farmácias colabora com isso. São medicamentos que elas recebem de graça, fazem promoção e muitas vezes eles são feitos em fundo de quintal, em laboratórios sem credibilidade, não precisa de receita e o paciente pode se intoxicar”.

Ele lembra que existem vitaminas lipossolúveis e as hidrossolúveis. “As lipossolúveis são as que precisam de gordura e são as mais perigosas porque se acumulam no fígado. É a vitamina A, D, E, K. São com essas que temos que ter mais cuidado. As hidrossolúveis são absorvidas pela água, o corpo usa a quantidade que precisam e o resto é eliminado na urina. A vitamina C, B, H”.

Se você não precisar usar vitamina, salienta o médico, não use. “A vitamina não previne doença. Essa é uma grande história. O problema é a informação. O médico, a nutricionista e o farmacêutico explicar ao paciente. É preciso ter responsabilidade”, finaliza.

Ouça o “Palavra de Médico” aqui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.