Com os recursos da segunda edição do PAC Seleções, o programa Agora Tem Especialistas viabilizará a ampliação da capacidade de atendimento na rede pública de saúde no município de Feira de Santana com a construção de uma policlínica. O novo equipamento será erguido em uma área cedida pelo Governo do Estado. A assinatura do termo de entrega do terreno ao município aconteceu nesta segunda-feira (01) pelo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.
Localizada no bairro Campo Limpo, às margens da BR 116, a área cedida pelo Governo do Estado tem extensão de 15 mil m². Jerônimo Rodrigues destacou a importância do trabalho em conjunto entre os governos. "Estamos fazendo um arranjo muito bom, onde o Governo Federal, o Estado e o Município entram juntos para ampliar a oferta de serviços. Se a população tem uma assistência adequada no seu município, muitas vezes ele não precisa ir para um hospital de alta complexidade", afirma o governador.
A nova policlínica reforçará o atendimento de média complexidade em Feira de Santana, ofertando assistência multiprofissional, com foco em consultas especializadas, exames diagnósticos e pequenos procedimentos.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, pontua que a Bahia tem oito policlínicas aprovadas no Novo PAC. "São seis propostas pelo Estado e outras duas pelos municípios de Feira de Santana e Salvador. Agora poderemos redimensionar todo o atendimento aqui na região, podendo atender ainda mais moradores", afirmou.
Ainda conforme a secretária, o investimento é de R$ 25 milhões com tomografia, ressonância, endoscopia, colonoscopia. “É um novo perfil de policlínica aprovada pelo PAC. A Bahia tem hoje oito policlínicas aprovadas, sendo que duas propostas para os municípios de Salvador e Feira de Santana e outras seis propostas pelo Governo do Estado. Outras três estão com construção em andamento e três aprovadas pelo PAC que pega a região de Ipirá, Seabra e Ibotirama”.
Só de policlínicas dentro do novo PAC para a Bahia são mais R$ 200 milhões de investimentos, ficando com 34 novas policlínicas, contemplando todas as regiões de saúde. “Feira de Santana terá uma policlínica exclusiva para ela porque tem população para isso. Foram mais de oito milhões de atendimentos nas policlínicas que hoje temos que muda e revoluciona o processo de diagnóstico e saúde na Bahia”.
Sobre a regulação, a secretária ressalta que esse é um desafio para todo o Brasil. “A Bahia tem feito duas estratégias muito claras: acesso a prevenção e a promoção da saúde para o diagnóstico. Temos que nos perguntar porque cada vez mais temos pacientes na rede de urgência e emergência, tirando a ortopedia que é fruto de acidentes. Outra estratégia é a construção de novos hospitais de forma interiorizada e regionalizada. Entregamos em dois anos e meio dez novos hospitais somando mais de 3600 novos leitos abertos”.
Dentro do PAC Seleções, Feira de Santana também foi contemplada com 17 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um kit completo de teleconsultas. Além da cessão do terreno, foi entregue para o município uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Ao receber a doação da área de terra para a construção de uma nova unidade de saúde municipal, o prefeito José Ronaldo ressaltou a importância do equipamento para a população feirense e o empenho do Governo Municipal em melhorar a qualidade dos serviços da saúde pública municipal. Lembrou que as ações e investimentos promovidos pelo Governo Municipal em sua gestão continuam avançando para assegurar qualidade de vida a todos os cidadãos.
Durante o ato de recebimento do terreno, o prefeito José Ronaldo esteve acompanhado dos secretários municipais de Comunicação, Joilton Freitas; de Governo, Neto Bahia; e de Gabinete, Mário Borges; e os secretários estaduais de Saúde, Roberta Santana; e de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida; e o deputado estadual José de Arimatéia.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 22°
Chuva