O presidente do PL na Bahia e ex-ministro João Roma afirmou que a coincidência de agendas com o ex-prefeito ACM Neto no fim de semana contribuiu para superar o distanciamento pessoal e político que marcou os últimos dois anos. Em entrevista à Rádio Cardeal FM, em Salvador, o bolsonarista destacou que o reencontro simboliza um novo momento entre os antigos aliados.
“Participamos em Conquista do primeiro evento juntos. Isso mostra uma sinergia, uma convergência. E depois a deputada Roberta participou de um evento social com ACM Neto e sua esposa. A deputada fez até uma publicação nas redes sociais que me deixou muito feliz porque sela uma superação desse momento de campanha”, declarou.
A movimentação política foi reforçada pela deputada federal Roberta Roma (PL), esposa do ex-ministro, que publicou no Instagram uma foto ao lado de Neto. A mensagem teve grande repercussão: “A política tentou nos separar… Foram mais de 2 anos de distanciamento… Mas o propósito de vida falou mais alto. E o amor voltou a imperar! Quem diria que depois de tantas farpas, viriam abraços?”.
Roma reiterou sua pré-candidatura ao governo da Bahia em 2026, mas admitiu que cresce a expectativa por uma aliança com ACM Neto. “Essa aliança passa também pelo cenário nacional, mas é como Roberta falou: mais importante do que discutir nomes é discutir o futuro da Bahia. Precisamos mudar esse período de 20 anos do PT que, infelizmente, não foi e não está sendo bom para os baianos”, disse.
O ex-ministro também criticou a situação da saúde e da segurança pública no estado. Como exemplo, citou o caso de um paciente grave da cidade de Wagner, que permanece aguardando atendimento no Hospital Regional da Chapada Diamantina, em Seabra. “Embora esteja cadastrado, não pode ser atendido porque não foi regulado. O povo ainda precisa pedir favor aos políticos para não morrer. Numa época com tantos avanços tecnológicos, eu fico perplexo com esse drama”, lamentou.
O rompimento entre Roma e Neto ocorreu em 2021, quando o ex-ministro assumiu a Cidadania no governo Bolsonaro. Neto disse à época que foi surpreendido pela nomeação e que a decisão inviabilizou a continuidade da parceria. As mágoas também atingiram Roberta Roma, que afirmou ter se decepcionado com a postura do ex-prefeito. Apesar das divergências, a aproximação vem sendo construída desde julho, quando os dois participaram de um jantar articulado pelo deputado federal Léo Prates (PDT). Agora, com o gesto público de Roberta, a reconciliação avança também no campo pessoal, reforçando as especulações sobre um possível alinhamento para 2026.
Roma concluiu reafirmando sua confiança na recuperação dos direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Bolsonaro é o único presidente do Brasil que foi preso sem ter cometido ato de corrupção. Está muito claro que seu caso se trata de perseguição política”, assinalou.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Tempo nublado