O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirmou que a abertura de sociedades sem que haja um controle da transmissão do vírus da Covid-19 é a “receita para um desastre”, informa o colunista Jamil Chade, do portal UOL.
“Depois de 8 meses, pessoas estão cansadas e querem seguir com suas vidas e que países querem recuperar economia. Isso também é o que a OMS quer também”, disse Tedros, admitindo o impacto econômico da pandemia.
Segundo o dirigente, a agência apoia os esforços para reabrir as economias e sociedades.
“Queremos a volta das crianças nas escolas e que as pessoas voltem ao trabalho. Mas queremos que isso ocorra de forma segura”, afirmou, ainda de acordo com o colunista Jamil Chade.
“Países não podem imaginar que a pandemia acabou”, disse. “Trata-se de um vírus fatal e se espalha rapidamente”, insistiu. “Se governos são sérios em abrir suas sociedades, precisam ser sérios em acabar com transmissão”, disse Tedros. “Esse equilíbrio pode ser feito. Pode parecer impossível. Mas não o é”, afirmou. Segundo ele, isso pode ser feito quando há um controle sobre transmissão.
“Abrir sem ter um controle sobre vírus é receita para desastre”, insistiu Tedros.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 28°
Parcialmente nublado