O deputado estadual Niltinho (PP) voltou a comentar as especulações sobre a possível fusão entre o Partido Progressista (PP) e o União Brasil na Bahia. Em entrevista concedida na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar afirmou que, até o momento, não há nada de concreto sobre a unificação das siglas no estado. Segundo ele, qualquer mudança só será efetiva quando o processo for oficialmente protocolado e homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Niltinho destacou que há divergências internas significativas, tanto em relação à fusão quanto aos rumos políticos das legendas. De um lado, parlamentares como o deputado federal Cacá Leão se mostram favoráveis à federação, enquanto outros quadros expressivos do PP já se manifestaram publicamente contra a ideia.
Diante do impasse, o deputado defende a abertura de um novo ciclo de diálogo para reavaliar as alianças políticas, incluindo a possibilidade de o PP voltar a integrar a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele relembra que a sigla manteve, por quase 16 anos, uma aliança com os governos petistas na Bahia, e que esse histórico não pode ser desconsiderado diante do novo cenário.
Apesar de PP e União Brasil integrarem juntos o governo federal do presidente Lula (ocupando, respectivamente, um e três ministérios) o alinhamento entre os dois partidos não se repete no estado. Na Bahia, o União Brasil atua como oposição ao PT, o que torna ainda mais delicada uma eventual união formal entre as siglas.
Outro ponto levantado por Niltinho diz respeito ao critério de divisão de forças numa eventual fusão: a proporção de deputados federais por estado. Na Bahia, o União Brasil possui mais representantes que o PP, o que pode gerar desequilíbrios internos e motivar debandadas. Segundo o parlamentar, já há membros do PP cogitando migrar para outras legendas caso a federação se concretize. Para Niltinho, ainda há “muita mexida no tabuleiro que pode acontecer” nos próximos meses.
Inicialmente a ideia era registrar apenas União Progressista, mas a sigla UP já é utilizada pelo partido Unidade Popular, que é de esquerda e validado pelo TSE desde 2019. A intenção é continuar usando a propaganda de UP, mas para fins de registro formal haverá a inscrição de uma letra a mais. Rueda e Ciro vão dividir espaço no comando da federação. A formalização do registro irá ocorrer após retorno de viagem aos Estados Unidos, que os dois farão juntos com outros parlamentares, em comitiva com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Mín. 16° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado