O “Palavra de Médico deste domingo (3) falou sobre noctúria. A noctúria, também conhecida como nictúria, é a necessidade de acordar várias vezes durante a noite para urinar, o que prejudica a qualidade do sono. Essa condição pode ser causada por diversos fatores, como o envelhecimento, o consumo excessivo de líquidos antes de dormir, o uso de certos medicamentos e doenças como diabetes e problemas cardíacos.
Segundo o médico Tarcízio Pimenta, é muito comum em idosos acima de 60 anos esse ato em até quatro vezes. “Isso não é bom porque quando você interrompe seu sono deixa de produzir determinadas substâncias em seu corpo. O horário do sono é hora de regenerar as células e refazer as energias gastas durante o dia. Um sono interrompido leva a uma série de consequências como irritabilidade, dificuldade de produção, problemas de cognição, incomodo, fadiga”.
É preciso urinar bem durante o dia e não fique dependente de urinar a noite, ressalta. “Você deve beber água até três ou quatro horas antes de ir para a cama para que urine antes de pegar no sono e lhe traga tranquilidade. Comidas salgadas retém água, uso de cafeína, álcool, faz com que você urine mais a noite”.
Outro problema para o idoso levantar a noite para urinar são as quedas que pode trazer fraturas e consequências graves para o seu corpo. Existem doenças ainda que podem levar a isso. “Diabetes, insuficiência cardíaca, venosa e linfática, edema nas pernas, sedentarismo, obesidade, infecções urinárias. Recomenda-se que depois do café se coloque as penas para cima para fazer com que se urine antes de deitar. Não tome água antes de dormir. A bexiga armazena de 400 ml a 500 ml, acima disso perde a condição e a urina precisa ser eliminada”.
O esvaziamento da bexiga as vezes também não se dá de forma correta. “No homem, o câncer de próstata faz com que ele tente urinar e não consiga urinar a quantidade toda que está na bexiga. Se o jato urinário está diminuído, provavelmente deve ser alguma hiperplasia na sua prostara. Precisa procurar o médico para corrigir. Nas mulheres, pós-menopausa, há a bexiga hiperativa, sem controle, que perde a autonomia e se contrai involuntariamente. Ela leva a mulher a ter uma perda, um escape de urina e incontinência urinária”.
A insônia também leva a noctúria. “Se ele não dorme, vai ter vontade de ir para o sanitário. Não é nem problema de saúde, é porque não dorme e o único caminho é ir para o banheiro. A noctúria precisa ser observada e tratada por que 30% das urina que produzimos é a noite”, finaliza.
Proibição STF conclui votação que proíbe realização de aborto por enfermeiros
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
São Félix Bahia registra novo caso suspeito de intoxicação por metanol 
Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo limpo



