Domingo, 26 de Outubro de 2025 13:15
75 9 9702 9169
Saúde Palavra de médico

O “Palavra de Médico deste domingo (3) falou sobre noctúria

A noctúria, também conhecida como nictúria, é a necessidade de acordar várias vezes durante a noite para urinar, o que prejudica a qualidade do sono.

04/08/2025 10h26
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

O “Palavra de Médico deste domingo (3) falou sobre noctúria. A noctúria, também conhecida como nictúria, é a necessidade de acordar várias vezes durante a noite para urinar, o que prejudica a qualidade do sono. Essa condição pode ser causada por diversos fatores, como o envelhecimento, o consumo excessivo de líquidos antes de dormir, o uso de certos medicamentos e doenças como diabetes e problemas cardíacos. 

Segundo o médico Tarcízio Pimenta, é muito comum em idosos acima de 60 anos esse ato em até quatro vezes. “Isso não é bom porque quando você interrompe seu sono deixa de produzir determinadas substâncias em seu corpo. O horário do sono é hora de regenerar as células e refazer as energias gastas durante o dia. Um sono interrompido leva a uma série de consequências como irritabilidade, dificuldade de produção, problemas de cognição, incomodo, fadiga”.

É preciso urinar bem durante o dia e não fique dependente de urinar a noite, ressalta. “Você deve beber água até três ou quatro horas antes de ir para a cama para que urine antes de pegar no sono e lhe traga tranquilidade. Comidas salgadas retém água, uso de cafeína, álcool, faz com que você urine mais a noite”.

Outro problema para o idoso levantar a noite para urinar são as quedas que pode trazer fraturas e consequências graves para o seu corpo. Existem doenças ainda que podem levar a isso. “Diabetes, insuficiência cardíaca, venosa e linfática, edema nas pernas, sedentarismo, obesidade, infecções urinárias. Recomenda-se que depois do café se coloque as penas para cima para fazer com que se urine antes de deitar. Não tome água antes de dormir. A bexiga armazena de 400 ml a 500 ml, acima disso perde a condição e a urina precisa ser eliminada”.

O esvaziamento da bexiga as vezes também não se dá de forma correta. “No homem, o câncer de próstata faz com que ele tente urinar e não consiga urinar a quantidade toda que está na bexiga. Se o jato urinário está diminuído, provavelmente deve ser alguma hiperplasia na sua prostara. Precisa procurar o médico para corrigir. Nas mulheres, pós-menopausa, há a bexiga hiperativa, sem controle, que perde a autonomia e se contrai involuntariamente. Ela leva a mulher a ter uma perda, um escape de urina e incontinência urinária”.

A insônia também leva a noctúria. “Se ele não dorme, vai ter vontade de ir para o sanitário. Não é nem problema de saúde, é porque não dorme e o único caminho é ir para o banheiro. A noctúria precisa ser observada e tratada por que 30% das urina que produzimos é a noite”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.