O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), utilizou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para participar de agendas com representantes do mercado financeiro sete vezes no primeiro semestre de 2025.
Segundo dados da FAB, obtidos pelo UOL, as viagens ocorreram entre abril e julho, com a maior parte dos compromissos em São Paulo, mas também outros destinos internacionais como Nova York e Lisboa.
Em São Paulo, Motta participou de eventos com líderes do setor financeiro, incluindo reuniões com a Esfera Brasil, o banco Safra e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), além de um seminário promovido pelos jornais Valor Econômico, O Globo e pela rádio CBN.
Em 19 de maio, o Motta teve agendas em São Paulo, começando com uma reunião com CEOs de bancos que integram o conselho diretor da Federação Brasileira dos Bancos e membros da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF).
No mesmo dia, participou de um almoço com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e de uma conferência organizada pelo Centro de Debate de Políticas Públicas.
Outro evento foi um jantar na residência do ex-governador João Doria, realizado pelo grupo Lide, que reuniu 50 empresários e figuras políticas.
Além das agendas no Brasil, Motta usou aeronaves da FAB para viagens internacionais.
Em maio, esteve em Nova York para um encontro com empresários. Já em julho, participou do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, evento conhecido como "Gilmarpalooza" por ser organizado pelo ministro do STF Gilmar Mendes.
Durante essas viagens, o presidente da Câmara foi acompanhado por até 12 pessoas, embora a FAB não tenha divulgado os nomes dos passageiros, apenas informações como os locais de origem e destino, além dos horários de decolagem e pouso.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 29°
Parcialmente nubladoMín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsas