Em mais uma iniciativa para fortalecer a gestão pública e garantir mais eficiência no uso dos recursos da saúde, o Governo do Estado da Bahia iniciou, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a transição do modelo de contratação médica em unidades sob gestão direta. A medida prevê o encerramento escalonado do contrato com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), atualmente responsável por intermediar profissionais em cinco grandes unidades da rede estadual: Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), Maternidade Albert Sabin (MAS) e Maternidade Tsylla Balbino (MTB).
A decisão segue os princípios constitucionais que regem a Administração Pública e busca ampliar a segurança jurídica, a transparência e o controle direto da atuação médica nas unidades do Estado. Todo o processo foi planejado com antecedência, pactuado com os gestores das unidades e será executado até dezembro de 2025, sem qualquer prejuízo à assistência prestada à população.
“Nosso compromisso é com a legalidade, com a eficiência e, acima de tudo, com a continuidade do cuidado. Estamos fazendo essa mudança com responsabilidade, diálogo e total garantia de que nenhum serviço será interrompido”, afirma o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Karlos Figueredo.
Para os cerca de 500 profissionais envolvidos na transição, a Sesab disponibilizou alternativas seguras, respaldadas pela legislação vigente. Entre elas, destaca-se o credenciamento como pessoa jurídica (PJ), conforme previsto na nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). Além disso, a secretaria já prepara novos editais para contratação de empresas prestadoras de serviço com vínculo celetista, ampliando as formas de inserção e valorização dos profissionais na rede estadual
A contratação de médicos como pessoa jurídica é uma prática consolidada em todo o Brasil, tanto na rede pública quanto na rede privada. Inclusive, dirigentes do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) atuam nesse mesmo modelo em instituições privadas, o que evidencia sua legitimidade e ampla aceitação no setor.
O Governo do Estado reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais de saúde, com a boa governança dos recursos públicos e com a ampliação do acesso a uma assistência digna e qualificada. A Sesab mantém diálogo aberto com todas as representações médicas e reforça que continuará adotando medidas que garantam a sustentabilidade e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia.
Palavra de médico O “Palavra de Médico” deste domingo (18) falou sobre os rótulos dos alimentos e os perigos dos supermercados
Vacina Salvador integra pesquisa da Fiocruz que avalia injeção contra HIV no SUS
Bahia Pioneirismo: Bahia lidera transformação digital do SUS com robô virtual na saúde
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 32°
Chuvas esparsas



