O Hospital Inácia Pinto dos Santos – o Hospital da Mulher – comemora resultados históricos no atendimento prestado durante o primeiro semestre de 2025. A unidade registrou crescimento expressivo nos atendimentos de emergência, com foco especial no cuidado às gestantes e recém-nascidos, incluindo assistência completa no pré-parto, parto e pós-parto.
O balanço dos seis primeiros meses do ano aponta a realização de 3.645 partos, com aumento de 39% no número de gestantes oriundas de outros municípios e 61% de partos em gestantes residentes em Feira de Santana.
O Complexo Materno-Infantil do Hospital da Mulher oferece assistência integral à saúde da mulher, da gestante, da puérpera e do recém-nascido, com serviços que vão desde internação hospitalar e atendimento ambulatorial até urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas, sempre seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
Além da atenção à saúde física, a maternidade também se destaca pelas ações voltadas à saúde mental materna. Mães internadas na Casa da Puérpera, enquanto aguardam a alta dos recém-nascidos, recebem acompanhamento psicológico, reforçando o compromisso com um cuidado realmente humanizado e integral.
De janeiro a junho de 2025, foram 7.200 internações de gestantes para partos ou procedimentos no centro obstétrico da emergência. Desses, 291 recém-nascidos – o equivalente a 8% – foram classificados como prematuros ou prematuros extremos.
Dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), por meio do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC), colocam o Hospital da Mulher como a maternidade com o maior número de atendimentos do estado no período. O hospital alcançou um índice de partos normais de 54,99%, superior à média nacional, que é de 53,4%.
Para a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, que administra a unidade, os números refletem o papel estratégico do hospital para a rede pública de saúde materno-infantil.“Reconhecer o que o Hospital da Mulher representa para Feira de Santana é fundamental. O Complexo Materno-Infantil já se consolidou como referência no atendimento ao parto humanizado”, afirmou Gilberte.
Com cerca de 180 leitos, incluindo unidades de terapia intensiva e semi-intensiva neonatais, o Hospital da Mulher vem se firmando como referência estadual em saúde da mulher. Todos os serviços são oferecidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo consultas, exames e procedimentos especializados.
A instituição também mantém parcerias com instituições de ensino, promovendo a qualificação profissional e o avanço das práticas de cuidado.
O Hospital da Mulher está localizado na Rua da Barra, 705, bairro Jardim Cruzeiro, e pode ser contatado pelos telefones (75) 3602-7100 e (75) 3602-7199.
Saúde Depressão funcional: o sofrimento invisível que te mantém ativo
Proibição STF conclui votação que proíbe realização de aborto por enfermeiros
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Alerta Jovem morre após usar medicamento para disfunção erétil antes de jogar futebol; urologista alerta para os riscos do uso recreativo
Nova policlínica Secretário Rodrigo Matos assina termo de convênio para construção da nova Policlínica Municipal de Feira de Santana
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



