O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou ontem, durante entrevista à TV Bahia, na manhã do desfile cívico do 2 de Julho, o compromisso do governo federal com a Bahia. Lula ressaltou que o estado é um dos grandes beneficiados do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê um volume expressivo de investimentos. "Nós temos um PAC na Bahia que é poderoso. São 107 bilhões de reais, dos quais 32 bilhões já foram executados. Ou seja, tem muita coisa na Bahia. Tem adutora, tem irrigação, tem Minha Casa, Minha Vida, tem coisa na área da saúde. Tem muita coisa acontecendo aqui", disse o presidente.
Além de destacar os investimentos estruturais, Lula anunciou um novo programa nacional de saúde pública que promete revolucionar o acesso a exames e atendimento especializado na rede pública. "Criamos um programa chamado 'Agora Tem Especialista'. Qual é o problema hoje? A pessoa sente um mal-estar, vai na UPA, e o médico diz que ela precisa de um cardiologista. Aí para marcar, demora 10 meses, 11 meses. Depois vai fazer uma ressonância, mais 10 meses. Ninguém pode esperar quase dois anos para se tratar", criticou Lula. "Agora, estamos trabalhando para que a pessoa possa fazer todos os exames em até 30 dias. Se for no médico e ele pedir o especialista, tem que ser imediato. Se pedir uma radiografia, tem que ser rápido. Não pode mais esperar", garantiu.
Saúde
O presidente também reforçou o fortalecimento do programa Farmácia Popular e o aumento expressivo no número de médicos no país. "Antigamente a pessoa morria com a receita em cima do criado porque não podia comprar o remédio. Hoje nós estamos dando 41 remédios de graça na Farmácia Popular. É o elementar que o povo precisa. Quando chegamos no governo, o Brasil tinha 12 mil médicos. Hoje já são 28 mil médicos atuando", afirmou Lula. Sobre a participação da Bahia nas prioridades do governo, o presidente brincou: "O Rui Costa é o chefe da Casa Civil, ele que define as prioridades. Eu fico só de olho para ver se ele não está puxando tudo para a Bahia", disse, em tom descontraído.
Ponte
Durante a entrevista, o presidente Lula confirmou o início das obras da ponte Salvador-Itaparica, um projeto de R$ 11 bilhões que será executado por um consórcio liderado pela estatal chinesa China Communications Construction Company (CCCC).
Com 12,4 km de extensão, a ponte vai conectar Salvador à Ilha de Itaparica, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento entre as regiões e prometendo impulsionar o desenvolvimento econômico do Recôncavo Baiano e do Baixo Sul. Lula destacou que o diálogo direto com o presidente da China, Xi Jinping, foi fundamental para viabilizar o projeto.
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online
Operação Zargun TRF-2 mantém prisão de TH Joias e outros cinco investigados da Operação Zargun
Concurso Justiça suspende concurso público de Santanópolis por suspeita de fraude 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo



