O prefeito da cidade de Santo Amaro da Purificação, Flaviano Bomfim, voltou a pouco da capital do Brasil. Lá, o prefeito disse que sempre que vai a Brasília as coisas acontecem para a cidade e dessa vez fez questão de levar os vereadores da sua bancada para que eles pudessem conhecer os trâmites e fortalecer os seus pedidos. “Estivemos em alguns Ministérios, com o nosso deputado federal Elmar Nascimento, o Iphan. Consegui dar início para a liberação de recursos para a saúde e concluir UBSs e um Centro de Atendimento de Pediatria com todas as especializações”.
E como ele fez a inscrição no Novo PAC com mais duas UBSs, CAPS novo e a retomada da obra da UBS em Acupe. “Terei que fazer com recursos próprios e cadastrar ela no Ministério”. No Iphan, ele conseguiu a libração de uma obra no valor de R$ 32 milhões para a requalificação da Praça do Bembé do Mercado, patrimônio imaterial com 136 anos, do Mercado Municipal e de parte do trecho que liga o Convento dos Humildes e a Ponte da Muringa”.
Os recursos foram enviados para a valorização do Bembé do Mercado. “Pasmem, a gestão passada disse que não tinha interesse nessa obra. Eu tive que assinar um termo em Brasília declarando que o município tem interesse sim nessa obra. Deu tudo certo, o recurso já está empenhado e estamos nos trâmites finais da documentação. Já fui autorizado a dar início ao processo licitatório. Esse investimento requalificará a área do comércio, gerando emprego e renda para a nossa cidade”.
Em relação as enchentes que aconteceram na cidade, o prefeito disse que até o momento nada foi realizado em parceria com o Governo do Estado. “Houve a entrega da ambulância e eles entregaram um microônibus que ainda não recebemos. Não houve mais diálogo, não tivemos mais agenda. Ficou ao vento. Estamos tomando nossas providências recompondo as pavimentações, dando apoio as famílias cadastradas. Mas até então algo sobre recomposição, a questão da encosta não tive posição de nada ainda”.
O prefeito está apreensivo porque a situação pode piorar com a chegada do inverno. “Minha preocupação é a encosta da Rua H, da Candolândia. Estamos pagando o aluguel social para as famílias da parte superior e inferior da encosta. Retiramos eles daqui por questão de segurança. Estou com um projeto e estou buscando emendas parlamentares para fazer essa obra”.
Emendas de Elmar
Flaviano disse que Elmar Nascimento já conseguiu cinco poços artesianos, duas máquinas escavadeiras, R$ 2,5 milhões em pavimentação e investimentos na saúde para o custeio.
Santa Casa
Ele esteve de supressa na Santa Casa da cidade onde passou três dias. Nesse período, ele disse que começou a fazer reformas e melhorias. “Fui lá para adiantar essas reformas, dar uma injeção de ânimo nos nossos servidores e acompanhar de perto o atendimento ao público. É uma recomendação minha a todos os servidores tratar bem o público, seja em qualquer área. Somos funcionários do povo e são eles que nos paguem”.
Nos dias que chegou de surpresa o atendimento estava correndo bem, não houve reclamações e a unidade estava cheia. “Como a gestão passada não deu atenção a saúde básica, isso reflete da emergência. Por isso quero um tratamento na atenção básica de qualidade para controlar as patologias das pessoas, como hipertensão, para que eles não precisem ir para a emergência”.
São três médicos plantonistas para atender o povo, não falta medicamentos e insumos e ele está sempre atento a unidade. “Precisa melhorar muito, mas para cinco meses de gestão o povo já sente a diferença na saúde da nossa cidade”.
São João
O prefeito disse que o São João vai acontecer. “Conseguimos os recursos. Estamos em Estado de Emergência, precisamos dar suporte as famílias do que foi destruído na enchente. Sabemos que o São João é democrático. Não fazemos uma festa grande, mas é o São João do forró, da família, do idoso, da criança. Para os santamarenses que estão foram voltar para a nossa cidade e os turistas virem também”.
Flaviano disse que será uma corrida contra o tempo para arrumar a cidade com decoração, contratação de atrações, estrutura, para que possamos fazer uma festa alegra para a nossa cidade e o nosso povo. E trazer dinheiro para a nossa cidade”.
Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas