Domingo, 15 de Junho de 2025 00:01
75 9 9702 9169
Política Câmara Federal

Polêmico projeto de deputado baiano que criminaliza divulgação de imagem de acidentes avança

De acordo com o projeto, imagem de vitimas de crimes e de acidentes só podem ser divulgadas com consentimento.

02/06/2025 08h15 Atualizada há 2 semanas
Por: Karoliny Dias Fonte: BNews
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, no último sábado (31), um projeto de lei que visa criminalizar a divulgação, sem consentimento, de imagens que identifiquem vítimas de crimes ou acidentes. A única exceção será para veículos de imprensa, quando divulgarem informações de interesse público.

O texto é de autoria do deputado Diego Coronel (PSD-BA) e reúne diversos projetos semelhantes com algumas mudanças. A proposta prevê que, quem divulgar imagens que mostrem ou identifiquem a vítima sem qualquer consentimento, poderá ser punido com três anos de cadeia. Segundo o deputado, a regra valerá tanto para vítimas vivas ou mortas.

Para o relator da proposta, a ideia e evitar o “sensacionalismo criminoso”, que promove o compartilhamento de imagens chocantes e desrespeitosas. O projeto segue agora para a Câmara, onde será votado.  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.