O presidente estadual do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, afirmou para a rádio Baiana FM, que foi pressionado por aliados a romper com o Partido dos Trabalhadores (PT) no estado, mas classificou a ideia como “precipitada” diante das indefinições para as eleições de 2026. Segundo Otto, apesar das cobranças para que o partido abandone o governo Jerônimo Rodrigues, ele prefere manter o diálogo e buscar uma solução que harmonize os interesses políticos.
“Por alguns amigos meus, prefeitos, ex-prefeitos e deputados, eles queriam que eu tomasse uma decisão precipitada [de romper com o governo Jerônimo]”, declarou o senador. Otto também relatou uma conversa com o senador Angelo Coronel, ressaltando o direito legítimo de Coronel de disputar a reeleição ao Senado, mesmo com rumores de uma chapa “puro-sangue” formada por petistas Jaques Wagner e Rui Costa.
“O que tem direito à reeleição deve ir para a reeleição. Tanto Jerônimo, como Geraldo, como Wagner, como Coronel. É direito legítimo dado pela legislação. Lá na frente vamos discutir esse assunto e esperar que se ache uma saída, uma solução”, afirmou. O senador destacou ainda que não houve nenhuma decisão formal do PT excluindo o PSD da chapa ao Senado e que, caso isso aconteça, não vê problema em deixar a estrutura do governo, mas que essa decisão cabe ao governador Jerônimo Rodrigues.
O governador Jerônimo Rodrigues, por sua vez, negou que o PSD esteja sendo preterido na composição da chapa para 2026. Recentemente, Jaques Wagner e Rui Costa confirmaram suas candidaturas ao Senado, o que reacendeu as discussões sobre o espaço do PSD na aliança.
Além disso, Angelo Coronel negou estar ressentido com os petistas e afirmou que sua candidatura segue firme, interpretando as movimentações do PT como parte da busca por espaços políticos.
A declaração de Otto Alencar reforça a tentativa do PSD de manter uma postura de cautela e negociação, enquanto o cenário eleitoral na Bahia começa a se desenhar com as definições dos nomes que disputarão as eleições do próximo ano.
Pesquisa Paraná Pesquisas: Para 45,8% dos brasileiros, segurança pública piorou no governo Lula
Política Deputados baianos viajam para Paris com despesas pagas pela ALBA
Prefeito de Maragogi Prefeito de Maragogipe retira mais de R$ 1,5 milhão da educação para quitar dívidas e pagar consultorias
Fake News Vereador acusa prefeito de São Francisco do Conde de tentar confundir população sobre retorno do programa “Pão na Mesa”
Eleições 2026 Coronel suscita indicar Eleusa Coronel na vice de Jerônimo, mas “relação” com MDB prevalece com aceno a prefeitos
Política Geddel aposta em vitória de Jerônimo ainda no 1º turno e questiona candidatura de ACM Neto 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



