Sábado, 14 de Junho de 2025 23:25
75 9 9702 9169
Política Política

Otto Alencar descarta rompimento precipitado com PT

Otto revela pressão para romper com PT.

31/05/2025 08h14
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente estadual do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, afirmou para a rádio Baiana FM, que foi pressionado por aliados a romper com o Partido dos Trabalhadores (PT) no estado, mas classificou a ideia como “precipitada” diante das indefinições para as eleições de 2026. Segundo Otto, apesar das cobranças para que o partido abandone o governo Jerônimo Rodrigues, ele prefere manter o diálogo e buscar uma solução que harmonize os interesses políticos.

“Por alguns amigos meus, prefeitos, ex-prefeitos e deputados, eles queriam que eu tomasse uma decisão precipitada [de romper com o governo Jerônimo]”, declarou o senador. Otto também relatou uma conversa com o senador Angelo Coronel, ressaltando o direito legítimo de Coronel de disputar a reeleição ao Senado, mesmo com rumores de uma chapa “puro-sangue” formada por petistas Jaques Wagner e Rui Costa.

“O que tem direito à reeleição deve ir para a reeleição. Tanto Jerônimo, como Geraldo, como Wagner, como Coronel. É direito legítimo dado pela legislação. Lá na frente vamos discutir esse assunto e esperar que se ache uma saída, uma solução”, afirmou. O senador destacou ainda que não houve nenhuma decisão formal do PT excluindo o PSD da chapa ao Senado e que, caso isso aconteça, não vê problema em deixar a estrutura do governo, mas que essa decisão cabe ao governador Jerônimo Rodrigues.

O governador Jerônimo Rodrigues, por sua vez, negou que o PSD esteja sendo preterido na composição da chapa para 2026. Recentemente, Jaques Wagner e Rui Costa confirmaram suas candidaturas ao Senado, o que reacendeu as discussões sobre o espaço do PSD na aliança.

Além disso, Angelo Coronel negou estar ressentido com os petistas e afirmou que sua candidatura segue firme, interpretando as movimentações do PT como parte da busca por espaços políticos.

A declaração de Otto Alencar reforça a tentativa do PSD de manter uma postura de cautela e negociação, enquanto o cenário eleitoral na Bahia começa a se desenhar com as definições dos nomes que disputarão as eleições do próximo ano.

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.