A deputada federal, Júlia Zanatta (PL), apresentou dois projetos de lei para desobrigar a vacinação de crianças e proibir, de forma ampla, a imposição de vacinas em todo o território nacional. As propostas abrangem ainda contextos de pandemia ou calamidade pública.
No PL 2643/2025, Júlia Zanatta propõe que os pais ou responsáveis deixem de vacinar crianças sob a apresentação de atestado médico com contra indicação ao imunizante. O laudo deve ser emitido por um profissional com especialidade pertinente ao caso clínico.
No texto, a deputada alega que submeter uma criança com contraindicação à vacina representaria “violação ao direito individual à saúde”.
“Pais ou responsáveis que deixam de imunizar o menor por contraindicação médica deveriam ser amparados pela lei, e não penalizados por ela”, argumenta a parlamentar.
Já no PL 2641/2025, Zanatta argumenta que “toda vacinação somente poderá ser realizada mediante consentimento expresso, livre e esclarecido do indivíduo ou de seu representante legal”.
A medida seria aplicada a todas as faixas etárias, vetando a exigência de comprovação vacinal para matrículas em escolas, acesso a serviços públicos, emissão de documentos, além da participação em concurso.
É previsto ainda a inserção do “crime vacional” no Código Penal com pena de reclusão de 2 a 4 anos. No texto, haverá agravante se o autor for servidor público ou se o ato ocorrer em instituições de ensino ou saúde.
Pesquisa Paraná Pesquisas: Para 45,8% dos brasileiros, segurança pública piorou no governo Lula
Política Deputados baianos viajam para Paris com despesas pagas pela ALBA
Prefeito de Maragogi Prefeito de Maragogipe retira mais de R$ 1,5 milhão da educação para quitar dívidas e pagar consultorias
Fake News Vereador acusa prefeito de São Francisco do Conde de tentar confundir população sobre retorno do programa “Pão na Mesa”
Eleições 2026 Coronel suscita indicar Eleusa Coronel na vice de Jerônimo, mas “relação” com MDB prevalece com aceno a prefeitos
Política Geddel aposta em vitória de Jerônimo ainda no 1º turno e questiona candidatura de ACM Neto 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



