Sete trabalhadores, entre eles três indígenas da etnia Pataxó Hã-Hã-Hãe, foram resgatados na terça-feira (27), em condições análogas à de escravos em uma fazenda na zona rural de Guaratinga, no extremo sul da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, a situação foi descoberta após uma denúncia anônima. Após o resgate, os trabalhadores contaram que foram submetidos a jornadas exaustivas, moravam em alojamentos precários, não tinham alimentação suficiente disponível e sofriam restrições à liberdade de locomoção, inclusive para buscar atendimento médico.
Um dos resgatados disse que quando estava doente, só conseguiu atendimento hospitalar na cidade de Itabela, que fica na mesma região, porque pediu ajuda a um colega, que pagou o transporte com sacas de café.
As vítimas também relataram que:
- Itens básicos — como cestas de alimentos, equipamentos de proteção (botas e luvas), e garrafas térmicas para água — eram cobrados, aumentando ainda mais a dívida imposta;
- As passagens utilizadas para chegar à fazenda teriam sido convertidas em dívidas, impedindo-os de deixar o local antes do fim da colheita.
De acordo com a polícia, os trabalhadores estavam alojados em uma casa de madeira com dois quartos, sem banheiro e em condições sanitárias "extremamente insalubres". Eles foram levados para um imóvel em Itabela, onde receberam alimentação, assistência básica e transporte para retorno às cidades de origem.
A polícia contou que o dono da fazenda não foi localizado até a última atualização desta reportagem, mas já foi identificado. As investigações continuam para apurar os fatos.
Morta a facadas Professora assassinada em Rondônia é velada e cremada em Salvador
Cabos irregulares Coelba retira 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval 2026
Brasil Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa
Questionamentos Crise administrativa e contratos sob suspeita marcam gestão em São Francisco do Conde
Vista de Lula Bahia recebe mais de R$ 300 milhões em investimentos do PAC Saúde com entrega de veículos e equipamentos
Nova direção José Edivaldo Rocha Rotondano é novo presidente do TJ-BA; veja quem compõe nova mesa diretora 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas



