Adailson Moura, mais conhecido como Pelé, em entrevista ao radialista Nivaldo Lancaster, falou sobre as pessoas que trabalharam em uma fábrica, que não existe mais na cidade de Santo Amaro da Purificação, e contaminou boa parte da população da cidade. Segundo ele, o problema existiu no passado, está no presente e estará no futuro. “A fábrica quando chegou, veio fazendo festa e trazendo o progresso para a cidade. Com o passar do tempo, sem que a população soubesse, ela contaminou as pessoas. Nem sabiam qual era o tipo de contaminação”.
Pelé diz ainda que essa contaminação é uma das piores porque ela é química. “Hoje, nossa cidade paga um preço altíssimo porque a Cobrac foi embora, mas levou nossas riquezas e deixaram doença e desgraça para Santo Amaro que paga e sofre por isso”.
Essa contaminação se deu porque a cidade antigamente não tinha calçamento. A empresa doava o material e a Prefeitura colocava nas ruas. “Todas as ruas de Santo Amaro têm 1m a 1,5m de escoria de chumbo. Se o Governo Federal quisesse fazer alguma coisa há 20 anos, a cidade estaria outra. É porque não existiu e não existe vontade política. Eu fui até o presidente Lula, trouxe procurador da República e vários deputados a Santo Amaro e não tenho e não tive amparo. Nossa população está morrendo contaminada por chumbo dentro de casa”.
A nova juíza de Santo Amaro está dando total apoio para a associação. “Tenho certeza absoluta que teremos êxito nesse novo episodio do chumbo porque a juíza, a Defensoria Pública e o Ministério Público estão empenhados. E o mais importante, senti que a população começou a conhecer mais o problema e traremos um novo projeto para a cidade”.
Contaminados
Só da sua associação, a AVICCA, Associação das Vítimas de Chumba em Santo Amaro da Purificação, em torno de cinco mil pessoas estão contaminadas, fora esposa e filhos. “A Cobrac contaminou os trabalhadores dentro da fábrica e seus familiares dentro de casa porque eles levavam os macacões para que as esposas lavassem. Fora os que já morreram, não tem uma esposa desses trabalhadores que tenha saúde. Todas estão doentes e desamparadas”.
A frente da Associação desde 2003, Pelé ressalta que antes deles outros lutaram pelo problema. Com o passar do tempo elas se afastam. “O Governo do Estado até o dia de hoje não fez nada. nunca enviou nada para Santo Amaro. Fizemos reuniões, audiências públicas, inclusive na Assembleia Legislativa, e nada foi feito. Nunca fui recebido no gabinete desses governadores desde quando existe a AVICCA”.
Contaminação de volta
A contaminação voltou com tudo na cidade, alerta Pelé. “Estamos vivendo uma guerra química. Após essas enchentes que houveram na cidade, esse material começa a se deslocar pelas ruas porque estão embaixo do calçamento. Saí com o pessoal da UFBA pelas ruas da cidade e vi. A UFBA sim é parceira da AVICCA. E temos um agravante que ajuda a proliferar a contaminação da cidade: o Estado com a Embasa”.
Além disso, ressalta Pelé, a Embasa coloca os seus trabalhadores e familiares em risco. “Estou pedindo exame de toxicologia para todos os trabalhadores da Embasa. Houve um rompimento na Praça da Purificação, 12 homens trabalhando, todos sem máscara e com roupas normais. Deveria ser roupa plástica, a área deveria estar isolada de 500m a 1000m, placas informando que havia material contaminado. Nada disso foi feito. Será que terei que tomar conta dos trabalhadores da Cobrac e agora da Embasa também? Estou fazendo o alerta”.
Pelé já denunciou a Justiça e ao Ministério Público. “Vamos continuar denunciando para tomarem uma providência. Cuidar do passado é uma coisa e não vamos deixar isso acontecer novamente. Estamos aqui para isso, para proteger a saúde da população de Santo Amaro”, finaliza.
Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 19° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 28°
Tempo limpo