Anunciada há um mês, a federação entre União Brasil e PP segue sem um registro oficial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são da CNN Brasil.
De acordo com a publicação, a demora vem causando desconfiança em membros de partidos de direita, que dizem que só acreditam na consolidação da aliança após a federação ser oficializada no TSE ou até que a Justiça Eleitoral se manifeste favoravelmente sobre a formação.
Um dos pontos que estaria atrasando o registro são embates no União Brasil. Uma ala do partido resiste à federação, por conta de um receio com o desempenho da sigla nas eleições de 2026. Pela regra, as legendas federadas são obrigadas a decidir conjuntamente os nomes dos candidatos e suas estratégias eleitorais.
Outro fator que vem interferindo na demora do registro seriam os desdobramentos do julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, que tem como alvo algumas lideranças da direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, outros integrantes deste campo político também foram citados como testemunhas.
Assim que for efetivada, a federação deve se chamar União Brasileira Progressista e formará a maior bancada do Congresso Nacional. O movimento impulsionou conversas entre outros partidos para a formação de uma federação, como Republicanos e MDB, que seguem em negociação.
Expulsão Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF
Dosimetria Lula avalia veto ao PL da Dosimetria em ato de 8 de janeiro
Vila Natalina Vila Natalina dá visibilidade a mulheres empreendedoras em Antônio Cardoso
beneficiários Fux suspende bloqueio de contas de beneficiários do Bolsa Família em apostas online
Operação Zargun TRF-2 mantém prisão de TH Joias e outros cinco investigados da Operação Zargun
Concurso Justiça suspende concurso público de Santanópolis por suspeita de fraude 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 37°
Tempo limpo



