Os baianos seguem enfrentando um cenário preocupante de tentativas de fraudes. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o Nordeste do país registrou mais de 220 mil ocorrências pelo segundo mês consecutivo em 2025. Em fevereiro, a região foi responsável por 227.367 tentativas de fraude evitadas — o equivalente a uma a cada 2,3 minutos — representando 20,3% do total nacional.
O estado da Bahia se destacou negativamente no ranking, concentrando 5,3% de todas as tentativas registradas no Brasil. Foram 59.410 ocorrências em fevereiro, uma a cada 40 segundos. O Ceará vem logo em seguida, com 41.785 casos, e Pernambuco aparece com 38.773. No extremo oposto, Sergipe teve menos de 10 mil registros, com 4.129 tentativas para cada um milhão de habitantes.
O advogado Felipe Vieira, alerta para os perigos da boa-fé no uso de tecnologias de pagamento, como o Pix, que foi a principal forma de transação adotada pelos brasileiros em 2024. “O coração da maioria das pessoas é bom, e elas agem com confiança, sem pedir comprovantes ou mesmo conferindo de forma superficial os dados na tela do celular”, afirma.
Para se proteger de golpes, Vieira recomenda atenção a detalhes e atitudes simples, mas eficazes. Sempre desconfie de pedidos de dinheiro ou vantagens fáceis enviados por redes sociais, ainda que pareçam vir de amigos ou parentes. Em casos de dúvida, o ideal é ligar para a pessoa ou encontrá-la pessoalmente. Se a solicitação for feita por vídeo, uma forma de testar se há uso de tecnologia para enganar é pedir que a pessoa balance a mão na frente do rosto, observando possíveis distorções que indicam o uso de aplicativos como o DeepFake.
No comércio, o uso de maquininhas de cartão exige cautela. O cliente deve sempre conferir o valor exibido na tela da maquininha antes de autorizar o pagamento. “Se a tela estiver quebrada ou ilegível, a recomendação é clara: não use”, reforça Vieira.
Outra medida preventiva é estabelecer limites baixos para pagamentos por aproximação. Muitos relatos envolvem fraudes cometidas em locais movimentados, onde criminosos circulam com maquininhas ativas para captar pagamentos sem que a vítima perceba.
Em caso de suspeita de fraude eletrônica, como no Pix, o consumidor pode acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Criado para facilitar a devolução de valores em casos de golpes, o MED permite que a vítima registre a reclamação na sua instituição financeira em até 80 dias. Se o banco constatar que houve fraude, os valores na conta do recebedor são bloqueados. O caso é analisado em até sete dias e, se confirmada a irregularidade, o dinheiro pode ser devolvido à vítima em até 96 horas, parcial ou integralmente, conforme o saldo disponível na conta do fraudador.
O MED também vale para situações de falhas operacionais da própria instituição, como transações duplicadas, com devolução do valor em até 24 horas nesses casos.
Além das medidas preventivas e dos mecanismos de devolução, Vieira orienta que, caso o problema persista ou uma empresa se recuse a corrigir o erro, o consumidor deve reunir documentos como identidade com foto, nota fiscal ou contrato, laudos técnicos, registros de atendimentos e quaisquer imagens ou mensagens relacionadas ao caso, para formalizar sua reclamação.
Em nível nacional, fevereiro de 2025 registrou 1.119.316 tentativas de fraude evitadas, de acordo com a Serasa Experian — uma alta de 37,4% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. É o segundo mês seguido com mais de um milhão de tentativas, o que equivale a uma a cada 2,2 segundos. A escalada das fraudes reforça a importância de atenção e preparo da população para se proteger de golpes cada vez mais sofisticados.
 Ações  Prefeitura de Cachoeira realiza Feira de Saúde na Feira Livre, em alusão ao Outubro Rosa 
 Clima quente  Bahia tem duas das cidades mais quentes do país; saiba quais 
 SAJ Aposta do Recôncavo da Bahia leva bolada de R$ 18 milhões 
 Bahia  Vice-governador Geraldo Júnior destaca importância do II Fórum Internacional de Ciências Policiais 
 Bahia  PDI Bahia 2050: oficinas aprimoram estratégias de desenvolvimento do estado para as próximas três décadas 
 Acidente Carreta-tanque carregada com etanol e gasolina tomba na BR-242 
Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



