Sexta, 04 de Julho de 2025 17:02
75 9 9702 9169
Bahia BR-324

Buracos, pneus furados e medo: usuários relatam drama na BR-324

“Revoltante transitar na BR-324, entre Feira de Santana e Salvador e vice-versa. Um intenso fluxo de veículos, aliado a uma buraqueira terrível“

04/07/2025 08h12
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Fotos: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia
Fotos: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

Motoristas que trafegam diariamente pela BR-324, no trecho entre Feira de Santana e Salvador, têm enfrentado uma verdadeira saga. Com um intenso fluxo de veículos e um grande número de buracos, a rodovia tem se tornado um risco constante para quem precisa utilizá-la. Pneus furados, carros quebrados no acostamento e sensação de insegurança dominam os relatos de quem precisa transitar pela via.

“Revoltante transitar na BR-324, entre Feira de Santana e Salvador e vice-versa. Um intenso fluxo de veículos, aliado a uma buraqueira terrível. Vários veículos com pneus estourados e correndo riscos de acidentes mais graves por causa do estreito acostamento. O Governo Federal cancelou o contrato com a ViaBahia, que administrava o pedágio, assumindo a administração da rodovia através do DNIT, que ainda não conseguiu atender as necessidades básicas da rodovia, gerando indignação nos motoristas. "Eles não estão nem realizar uma operação tapa-buraco, disse um dos caminhoneiros que usa regularmente a 324. É muito desleixo, irresponsabilidade e menosprezo do DNIT”, disse.

No rastro das queixas, motoristas reclamam não apenas dos buracos, mas também da ausência de acostamento seguro, o que aumenta o risco de acidentes graves.

Procurado pela reportagem, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que assumiu a administração da BR-324 há pouco mais de um mês, após o encerramento do contrato de concessão com a ViaBahia.

O órgão afirmou que recebeu o trecho com muitos danos e que, desde então, equipes técnicas atuam na recuperação da rodovia. Segundo o DNIT, já foram realizados serviços de recapeamento em cerca de 60 quilômetros, abrangendo a travessia urbana de Salvador e áreas próximas a Feira de Santana.

Além disso, todo o Contorno Norte de Feira de Santana, com aproximadamente 7,2 quilômetros, também foi recapeado. O DNIT informou ainda que está executando serviços de revitalização da sinalização vertical e horizontal ao longo da rodovia, com o objetivo de devolver condições adequadas de trafegabilidade.

A Tribuna da Bahia também procurou a Prefeitura de Feira de Santana para comentar sobre o impacto da situação da BR-324 na cidade, mas até o momento não houve resposta.

Rodovia estratégica e cobrada por motoristas

Principal ligação entre o interior da Bahia e a capital, a BR-324 é uma rodovia fundamental para o transporte de cargas e passageiros. Motoristas que dependem do trecho seguem relatando dificuldades, apesar das obras já anunciadas pelo DNIT. “O pior é que essa estrada é fundamental, mas parece que ninguém se importa com quem precisa dela todo dia", disse o motorista João Carlos Mendes, que frequentemente precisa ir de Salvador para Feira de Santana”.

Enquanto o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes afirma que as ações de recuperação estão em andamento, os motoristas seguem denunciando as condições críticas em diversos pontos da rodovia e cobrando mais agilidade nos serviços.

Cálculos superficiais apontam uma média de quase 50 pneus estourados por dia e, nesse caso., todos sofrem: caminhoneiros, motorista de ônibus e principalmente de carro de passeio. Uma vergonha!

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.