O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (6) a imposição de uma tarifa adicional de 10% sobre qualquer país que se alinhar às políticas "antiamericanas" do bloco BRICS. A decisão foi comunicada através de sua rede social, Truth Social, mas o presidente não especificou quais países seriam afetados nem detalhou o que considera como "políticas antiamericanas". Trump também afirmou que não haverá exceções para essa política.
Na mesma publicação, Trump informou que os acordos de tarifas e as cartas correspondentes serão entregues a partir das 12h de segunda-feira (7), horário de Washington, o que corresponde às 13h no Brasil. A medida surge no mesmo dia em que o BRICS divulgou a "Declaração do Rio de Janeiro", que reafirma o compromisso com o multilateralismo, incluindo a defesa de instituições como a ONU e o respeito ao direito internacional, sem mencionar diretamente os Estados Unidos.
O documento também aborda questões de segurança global, condenando ataques recentes ao Irã e à Rússia, mas sem mencionar especificamente os EUA ou Israel. Em relação ao conflito israelense-palestino, o BRICS reafirmou apoio à criação de um Estado palestino dentro das fronteiras de 1967, com capital em Jerusalém Oriental, e pediu ações internacionais para proteger os civis palestinos. A reunião dos líderes do BRICS ocorre no Rio de Janeiro e vai até segunda-feira (7).
Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 26°
Tempo nublado