Foto: Boca de Forno News
Macaé Maria Evaristo dos Santos, nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, esteve na cidade de Cachoeira em uma visita de cortesia a prefeita Eliana Gonzaga. A ministra e toda a sua comitiva foram ao gabinete da prefeita, onde foram recebidos por ela. Em seguida, foram a Irmandade da Boa Morte. Em entrevista ao radialista Nivaldo Lancaster, a ministra afirmou que está na região do Recôncavo Baiano desde ontem (Veja fotos da visita a Cachoeira abaixo). “Fomos ao Bembé do Mercado, em Santo Amaro. Uma das áreas importantes que estamos trabalhando em nosso Ministério é a memorialização e a retomada da história e verdade sobre a escravização negra no Brasil”, disse.
No Bembé do Mercado, a ministra disse que é ele quem anuncia o 14 de maio, após o dia 13 de maio Dia da Abolição da Escravidão. “14 de maio continuou sendo um dia de luta da população negra por direitos humanos, liberdade, mas principalmente por políticas públicas. O Bembé emociona porque organiza um direito humano que as vezes muito ameaçado em nosso país que é o direito de cada pessoa ter a sua crença. O Estado é laico, mas precisa proteger a liberdade de crença e que cada pessoa tenha a sua religiosidade. São mais de 80 terreiros que fazem essa festa que celebra o seu direito a liberdade, dignidade e religiosidade”.
Ainda conforme a ministra, Cachoeira é uma cidade muito importante que tem uma memória da luta política e da organização de mulheres em torno da pauta da libertação. “Viemos tratar desse tema com a Prefeitura Municipal e também dialogar com a UFRB avançar a construção da rede nacional de educação e direitos humanos”.
O seu ministério tem pautas importantes, como a política nacional para pessoa idoso, que está em construção. “Acabamos de aprovar a lei de uma política nacional de cuidados que será importante para o futuro do nosso país porque a nossa população está envelhecendo e precisamos pensar em um envelhecimento saudável, com apoio a saúde, moradia, acessibilidade para eles. Outra agenda é a inclusão das pessoas com deficiência. Trabalhamos com o programa nacional “Viver Sem Limites” que apoia as salas de recursos multifuncionais, a formação de professores para atender essa população”.
O país tem um desafio grande que é o número de crianças com autismo. “Estamos também desenvolvendo e trabalhando junto com os ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para políticas para essa população”.
Outra pauta são os direitos da criança e do adolescente. “No Maio Laranja focamos especialmente no combate à exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes. Uma preocupação nossa e do presidente Lula é a exposição de crianças ao ambiente digital. Aprovamos a lei que proíbe o celular na escola e estamos trabalhando com um guia de telas para família e professores para a orientação das famílias que não sabem o que é adequado para a criança. A grande exposição as telas e a internet têm levado crianças a depressão, aliciamentos de adultos para exploração sexual e tráfico de pessoas”.
A prefeita Eliana fez alguns pedidos que a ministra garantiu que levaria a Brasília. “Eliana é uma mulher inspiradora, potente que está antenada as demandas do município. Viemos aqui para traçar essa aproximação, essa aliança para que possamos trabalhar nas demandas do município”.
Eliana Gonzaga e Macaé Evaristo - Foto: Boca de Forno News
A prefeita Eliana Gonzaga ressaltou que a visita da ministra é uma ilustre presença na cidade e trouxe várias pautas com pontos importantes para o desenvolvimento do município. “Para o acolhimento e todos os cuidados necessários ao idoso e a criança e ao adolescente para garantir os direitos da nossa população cachoeirana. É o cuidado também do nosso presidente Lula com a nossa cidade”.
Eliana disse que a ministra passou a preocupação, cuidado e zelo do presidente com as pessoas da terceira idade para a garantia de habitação. “Estamos tendo uma evolução no quadro de pessoas idosas e precisamos pensar em políticas públicas efetivas para esse público”.
Eliana também foi junto com a ministra a Irmandade da Boa Morte. “Estivemos com as irmãs que representam e fazem parte desse corpo que é também uma entidade feminina de resistência, luta e garantia de direitos para a nossa população”.
A prefeita fez alguns pedidos a ministra. “Não podemos perder a oportunidade de buscar também políticas públicas para enriquecer nosso quadro municipal com garantias de direitos efetivos. Vamos ainda fazer uma visita ao Ministério. A nossa reitora Georgina e Diane que representam a UFRB, que são presenças femininas marcantes, resistência, mulheres de luta e que muito nos orgulha compartilhar mais um momento com elas. Semana passada estivemos juntas com o Ministério da Reparação Racial, através da nossa secretária de Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimaraes”.
Ela ressalta que são pautas importantes e que a cidade de Cachoeira continua fazendo história, trazendo pessoas e políticos com representatividade estadual e federal. “Cachoeira volta ao palco número 1 do Brasil, trazendo Ministérios e Secretarias importantes”.
Georgina Gonçalves e Eliana Gonzaga - Foto: Boca de Forno News
Na oportunidade, esteve presente também a reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves. Ela ressaltou que o Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania realiza um trabalho importante para essa terra. “A presença da ministra é bastante significativa e nos enche de orgulho. A UFRB tem um compromisso com a inclusão, ações afirmativas e com a democracia e por isso estamos junto a ministra e a prefeita nessa visita”.
Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas