O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta segunda-feira (12) que não existe direita sem Jair Bolsonaro (PL), após ser questionado sobre essa hipótese.
A declaração foi dada quando o governador chegava em jantar do grupo Esfera, em Nova York. O evento reúne uma série de autoridades brasileiras nos Estados Unidos e tem a justificativa de impulsionar investimentos no Brasil.
Tarcísio disse estar muito cedo para pensar em 2026, mas afirmou que a decisão sobre as eleições deve passar por Bolsonaro. O ex-presidente é alvo de uma ação penal no STF (Supremo Tribunal Federal) pela acusação de ter tramado um golpe de Estado e corre o risco de ser condenado ainda neste ano. Também está inelegível até 2030 por decisão da Justiça Eleitoral.
"Está muito cedo, falta um ano e pouco para a eleição, tenho que pensar agora em entregar resultado", disse.
O governador tem defendido a prerrogativa de que, caso não possa se candidatar, Bolsonaro possa escolher quem disputará a Presidência pela direita.
"A gente sabe das dificuldades do [ex] presidente [Bolsonaro], ainda creio no reestabelecimento [da elegibilidade], porque creio na Justiça. Se isso não acontecer, a opinião decisiva e a palavra final vai vir dele. Ele quem vai ser o condutor desse processo", afirmou semana passada em entrevista à rádio Bandeirantes.
O governador defende ainda que haja a aprovação de um projeto que garanta anistia aos acusados por planejar uma trama golpista.
Tarcísio também voltou a defender que facções criminosas sejam definidas como organizações terroristas.
Integrantes do governo americano defendem que facções como PCC sejam classificadas dessa forma, a exemplo do Tren de Aragua, da Venezuela.
Funcionários de Donald Trump foram ao Brasil este mês e defenderam essa saída, mas o governo Lula (PT) avisou que não concorda.
Projeto de lei Projeto de Kim Kataguiri propõe tornar inelegíveis pessoas ligadas ao crime organizado
Eleição Bahia pode virar problema na campanha eleitoral de Lula em 2026; saiba como
Eleições 2026 Robinson: “Neto está perdendo condições de ser um candidato competitivo”
Política Governo Jerônimo rebate ataque de Caiado e reafirma união contra o crime organizado
Eleições 2026 PL na Bahia se movimenta para eleger bancada em 2026
Política CPI do Crime Organizado vai ter Wagner e Otto. É um bom abacaxi 
Mín. 18° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado



