O governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou, ontem (25), em entrevista à rádio Princesa FM, de Feira de Santana, que já está planejando estratégias para reduzir possíveis prejuízos em sua base política caso se concretize a federação entre o PP e o União Brasil. A formalização da junção entre os dois partidos está prevista para ser anunciada na próxima semana.
Segundo o petista, há uma sinalização de que todos os deputados estaduais do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) devem deixar a sigla para continuar apoiando sua campanha à reeleição em 2026. Atualmente, a bancada é formada por Niltinho, Antonio Henrique Júnior, Eduardo Salles, Felipe Duarte, Hassan e Nelson Leal.
“Se lá em cima se confirmar a federação União Brasil e PP, aqui na Bahia a combinação é que os seis deputados estaduais do PP me acompanhem. Nós vamos ter que combinar quais partidos eles irão para que continuem na minha base. Tenho o maior interesse em combinar isso”, declarou o governador baiano.
Base
Na ocasião, Jerônimo também afirmou que está em busca de caminhos para manter na sua aliança os deputados federais Mário Negromonte Júnior — atual presidente do PP na Bahia — e Cláudio Cajado. “Tenho interesse que eles me acompanhem. Que partido eles vão? Aí vamos sentar e conversar. Estou no aguardo do movimento”, disse.
De acordo com o que vem sendo costurado entre os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antônio Rueda, a liderança da federação nos estados ficará com o partido que tiver a maior bancada federal. Na Bahia, isso daria o comando ao União Brasil, que atualmente conta com cinco deputados federais, contra três do PP — que sofreu a baixa de Neto Carletto, agora no Avante.
O União Brasil é hoje o principal partido de oposição ao governo Jerônimo na Bahia, tendo entre seus quadros o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, provável adversário do petista nas eleições de 2026. Por outro lado, a criação da federação pode dificultar o retorno formal do PP à base do governo estadual. Mário Negromonte Júnior e Jerônimo Rodrigues vinham avançando nas conversas sobre o espaço que o partido poderia ocupar na administração petista, mas a indefinição sobre a federação acabou travando o processo.
A formalização do acordo entre PP e União Brasil ocorreu na última quarta-feira (23). Segundo informações da CNN, o anúncio oficial será feito na terça (29), às 15h, em Brasília. A nova sigla da federação será União Progressista.
Durante a mesma entrevista, Jerônimo classificou como “infeliz” as declarações do senador Angelo Coronel (PSD) comparando o PT baiano ao nazismo diante da possibilidade de ser escanteado da chapa majoritária de 2026. “Eu não ouvi, mas, se o fez, é uma comparação muito infeliz comparar um partido que ajudou ele a se eleger ao nazismo. O nazismo tem que ser banido da história”, opinou.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsas