O “Palavra de Médico” deste domingo (20), com o médico Tarcízio Pimenta, falou sobre o sistema imunológico. O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o conjunto de órgãos, tecidos, células e moléculas que protegem o corpo contra agentes invasores, como vírus e bactérias. Ele age de forma complexa, utilizando diferentes tipos de células e moléculas para identificar e eliminar ameaças, como antígenos, e manter a saúde do organismo.
O médico Tarcízio Pimenta explica como turbinar, identificar doenças que estão o afetando e medidas que devem ser tomadas para ajudá-lo. Segundo ele, esse tema é importante porque as pessoas estão sendo convocadas para serem vacinadas contra a gripe, Covid. “As crianças que nascem também já saem da maternidade com o seu cartão de vacinação. As pessoas estão sendo orientadas ainda a fazer determinadas atividades para se proteger de doenças”.
Imunidade é como se você tivesse um exército em seu corpo e ele fosse lhe defender de alguma agressão que ele está sofrendo naquele momento. “Ele nos protege contra invasões e essa proteção vem através dos órgãos, tecidos, células. Se nossa imunidade não está boa, está baixa, essa doença, que era simples, pode passar a ser complexa podendo até não se curar”.
Quando uma criança nasce, ele já tem a sua imunidade. É a chamada imunidade nata. “É que ela já herdou da mãe que já passou determinadas substâncias para ela. E pode ser adquirida com o tempo, com as agressões que sofremos a vida toda como as gripes, doenças infecciosas, onde o nosso corpo cria imunidade contra elas. O nosso corpo está para se defender e é importante que essa imunidade cresça para ficar no ponto certo para nos ajudar”.
Para se cuidar, as pessoas precisam, além de suplementar a sua alimentação com vitaminas compradas em farmácias, cuidar dos seus problemas de saúde. “Se você não se cuidar, as vitaminas que você toma estão indo pro lixo, não funcionam. É preciso procurar saber porque essa imunidade está baixa e não adequada. Um exame importante é o hemograma, que deve ser olhada com cuidado. Ele tem tantas informações que podem ajudar o médico a tomar medidas”.
O maior defensor que o corpo tem é o sangue. “É ele que está pronto para nos defender das agressões e de tudo que vem para prejudicar o nosso corpo. Nele, existem os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos. Os brancos são justamente o exército para a nossa imunologia. Ele é constituído de 62% neutrófilos, 18% de monócitos, 2% basófilos, 6% de linfócitos e 2% eosinófilos. Se eles estiveram alterados, já é sinal de que alguma coisa em nosso sistema imunológico não está bom”.
Beber água é algo simples e que as pessoas não fazem, lamenta o médico. “O nosso sangue precisa ficar hidratado. De oito a dez copos de água por dia paulatinamente e regularmente. É importantíssimo para a sua saúde e para o seu sistema imunológico. Outro remédio bom para a imunidade é tomar um banho quente e depois um banho frio. Um banho quente e um frio rápido de 30 segundos. Isso ativa o seu corpo e ele agradece a essas mudanças de temperatura”.
O nosso corpo precisa de quatro coisas importantes para que ele tenha qualidade de vida e condições adequadas de sobreviver, diz o médico. “Água, oxigênio, sódio e potássio. Esses quatro elementos são essenciais para que tenhamos vida e saúde. O sal que você deve procurar é um com uma quantidade maior de microelementos e minerais, como o do himalaia, para que seu corpo funcione melhor. O potássio tem nos alimentos. Tem que se alimentar de forma correta e dormir bem com oito horas inegociáveis de sono. É bom fazer um shot com alho, mel gengibre, pimenta caiena, limão, óleo de eucalipto e toma três vezes ao dia. É tudo que o nosso corpo precisa para aumentar a sua imunidade. Cuidar dele é fundamental”.
Ouça o “Palavra de Médico” aqui.
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
vacina da dengue Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050
Diagnóstico precoce Câncer de próstata, diagnóstico precoce e cirurgia robótica podem salvar vidas: conheça caso de superação
Saúde HEC realiza ensaio fotográfico em alusão ao Novembro Roxo e à causa da prematuridade 
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado



