Terça, 15 de Abril de 2025 14:22
75 9 9702 9169
Feira de Santana Micareta de Feira

Secretário Cristiano Lobo fala sobre a Micareta de Feira 2025

Responsável pela Secretaria de Cultura explica a como está sendo feita a estrutura, atrações e patrocínio.

12/04/2025 12h33
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Ftro: Valto Novaes / PMFS
Ftro: Valto Novaes / PMFS

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Cristiano Lobo, falou sobre a Micareta 2025. Ele afirmou que a Prefeitura resolveu contratar um show para a quarta-feira (30), às 19h, antes da Micareta, para fazer um dia diferente. “Será com uma artista feirense que tem despontado no cenário nacional, a Rachel Reis, e na sequência a banda BaianaSystem, que também tem o cantor feirense  Russo e é um fenômeno nacional. As pessoas sempre pediram a presença dessa banda em nossa cidade”.

A convite da BaianaSystem virá também o cantor Lazzo e se apresentarão ainda Dionorina e Quixabeira da Matinha. “O show, denominado “Nossa Cultura”, tem outra conotação. Não é como o Carnaval em que a banda passa com o trio na avenida. Ele tem a vertente da valorização da cultura e por isso também a escolha do local, a Praça Padre Ovídio. Esse show tem a cultura da paz. Será mais que um show, será um espetáculo”.

A cidade também não conseguiu nenhuma empresa para patrocinar a festa. “As empresas quando querem patrocinar uma festa como essa decidem no ano anterior. Digo isso com prioridade porque atuei 25 anos no setor privado. Quando se planeja fazer alguma ação, se faz sempre no ano anterior. Chegar para uma empresa em janeiro e oferecer uma festa para abril, por mais que ela tenha interesse, se encontra limitada porque já fez o compromisso de aplicar o recurso em seu orçamento. A não ser que haja uma desistência”.

Por outro lado, ele disse que está tentando fazer algo para que no próximo ano as empresas tenham clareza e a dimensão da importância da festa e ainda esse ano fazer o planejamento dela para o ano que vem. “Precisamos resgatar a tradição e a importância dessa festa até para que os empresários locais consigam entender que vale a pena investir, incentivar e ficar na cidade nesse período.  São 88 anos e vale a pena fazer o investimento para ter retorno do patrocínio”.

Sobre a montagem da estrutura, que começou antes, ela está sendo feita com cuidado para não afetar o cotidiano da região da Av. Presidente Dutra, o trânsito e a vida comercial. “A desmontagem será feita da ordem inversa, ou seja, desmontar logo onde estão os comércios e depois as demais estruturas. Está muito organizado e a empresa presta conta todos os dias para que entreguemos em tempo hábil e na quinta-feira oficialmente termos  abertura da nossa Micareta com a entrega das chaves às majestades”.

Ambulantes reclamaram da rapidez com que aconteceu as inscrições e da forma com que pessoas de outras cidades puderam se inscrever antes deles. O secretário afirmou que outra Secretaria está responsável por essa parte e explica que rapidez se deu porque chegou ao limite de vagas. “Mas a prioridade é para pessoas de Feira de Santana e isso consta no Diário Oficial”.

A vistoria dos trios será feita com todos os critérios técnicos pré-estabelecidos. “E isso está sendo feito com bastante cuidado. Os equipamentos já foram estabelecidos e as empresas terão que trazer aquilo que é necessário. Será altamente rigorosa a fiscalização a fim de garantir a estabilidade dessa grande festa”.

Para os blocos afro, Cristiano disse que em algumas reuniões realizadas com eles, alguns preferiram continuar com a mesma programação do ano passado, se apresentando saindo da Av, Maria Quitéria, e outros, que terão o apoio de um trio e uma estrutura maior, sairão do ponto original do circuito. “Com certeza será um momento importante. Estamos dando nosso apoio e incentivo pela valorização da nossa cultura e eles certamente farão uma festa bonita e abrilhantarão a Micareta”.

Na questão de emprego e renda, uma projeção está sendo feita. “Sabemos que é uma festa que movimenta a aérea comercial, hoteleira, restaurantes, ambulantes. Há um movimento importante da economia local. Por isso que essa festa, além da tradição, tem esse significado no contexto socioeconômico. As bandas que já contratamos trouxeram uma repercussão muito positiva, como a abertura da festa com Bell Marques, e os anúncios de novas atrações que continuam sendo feitos, como Claudia Leitte, sem falar nos artistas da casa como Dionorina, Paulo Bindá, Márcia Porto, Djalma Ferreira, Maryzélia e muitos outros. Não fechamos definitivamente ainda a grade”.

Na Kalilândia, a programação está sendo feita com mais tradição, com palco, programação infantil, para a terceira idade, um ambiente mais familiar. Já o arrastão acontecerá na segunda-feira com a banda Timbalada, a pedido do deputado estadual Binho Galinha. “Eles nos pediu e estaremos dando esse apoio para que na segunda-feira o arrastão, que já é uma tradição, aconteça”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.