Polícia Civil da Bahia cumpriu, na última terça-feira (3), novos mandados de prisão e de busca e apreensão contra Joneuma Silva Neres, ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis. A ação é um desdobramento da investigação sobre a fuga de 16 detentos, ocorrida em dezembro de 2024, na qual a ex-gestora é acusada de facilitar a saída dos internos.
Joneuma, que já se encontra custodiada no Conjunto Penal de Itabuna, é apontada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) como braço operacional da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). As investigações indicam que ela mantinha um relacionamento afetivo com Ednaldo Pereira Souza, o “Dadá”, líder da organização e principal beneficiado pela fuga.
Os novos mandados foram cumpridos nas unidades prisionais de Eunápolis e Itabuna. Além do envolvimento na fuga, a polícia apura uma tentativa de homicídio contra uma testemunha-chave do caso, um ex-funcionário do presídio que colaborava com as autoridades. A suspeita é de que o atentado visava obstruir a Justiça.
De acordo com o balanço atualizado das autoridades, dos 16 detentos que escaparam em 2024, apenas um foi recapturado e dois morreram em confrontos com a polícia.
As forças de segurança seguem em busca de 13 detentos que permanecem foragidos. São eles:
– Ednaldo Pereira Souza, o Dadá (líder da facção PCE);
– Sirlon Risério Dias Silva, o Saguin (sublíder);
– Altieri Amaral de Araújo, o Leleu (sublíder);
– Mateus de Amaral Oliveira;
– Geifson de Jesus Souza;
– Anderson de Oliveira Lima;
– Fernandes Pereira Queiroz;
– Giliard da Silva Moura;
– Romildo Pereira dos Santos;
– Thiago Almeida Ribeiro;
– Idário Silva Dias;
– Isaac Silva Ferreira;
– William Ferreira Miranda.
Namorada do chefe
A investigação detalha que a gestão de Joneuma permitiu regalias como a entrada de eletrodomésticos e visitas sem inspeção para a cúpula da facção. Relatos apontam que a ex-diretora e Dadá realizavam encontros frequentes e sigilosos na sala de videoconferências da unidade.
No planejamento da fuga, os detentos utilizaram uma furadeira para perfurar o teto da cela 44. Embora o ruído tenha sido reportado por agentes penais, a intervenção da diretoria teria sido deliberadamente atrasada.
Joneuma, que foi a primeira mulher a dirigir o presídio de Eunápolis, permanece presa e responde por crimes que incluem corrupção e colaboração com organização criminosa.
Polícia Polícia Civil incinera cerca de uma tonelada de drogas apreendidas durante ações policiais em Feira de Santana e região
Brasil Fraude no INSS: PF e CGU realiza nova fase de operação contra esquema
Apreensão Fogos clandestinos são apreendidos em operação no interior da Bahia
Polícia PF apreende 300 kg de cocaína no interior da Bahia
Polícia Homem é preso em flagrante por descumprimento de medida protetiva em Feira de Santana
Operação Leo Kret nega envolvimento em desvio de dinheiro de contrato milionário da Prefeitura de Salvador: “não assinei” 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 25°
Chuvas esparsas


