O governador Jerônimo Rodrigues participou, na tarde desta quarta-feira (9), em Brasília, de uma audiência estratégica com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, técnicos da Defesa Civil Nacional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, parlamentares e prefeitos baianos para discutir os impactos da estiagem prolongada que atinge o estado. O encontro aconteceu na Sala de Monitoramento da Esplanada dos Ministérios e teve como foco a articulação de medidas emergenciais e estruturantes para enfrentar os efeitos da seca.
O governo baiano entregou ao Governo Federal um plano com propostas emergenciais e estruturantes de combate à estiagem prolongada, apresentado ao ministro Waldez Góes. A expectativa é de que, já na próxima semana, o Estado anuncie um conjunto de ações para auxiliar os municípios que têm sofrido com a seca.
“A situação da seca exige respostas urgentes e coordenadas. Não se trata apenas de ações emergenciais, mas de estratégias estruturantes que garantam segurança hídrica e dignidade às famílias que vivem no semiárido. Reiteramos, aqui em Brasília, a importância de um pacto nacional para fortalecer as políticas públicas voltadas para o enfrentamento da estiagem”, afirmou Jerônimo.
Mais de 70 municípios baianos enfrentam situação crítica devido à ausência prolongada de chuvas, o que tem provocado prejuízos severos à agricultura familiar, comprometido o abastecimento de água e afetado diretamente comunidades rurais. A audiência reuniu ainda lideranças políticas e técnicas para alinhar soluções conjuntas entre União, estados e municípios.
A comitiva da Bahia destacou a gravidade do cenário e reforçou a necessidade de ampliar o apoio federal para ações emergenciais como abastecimento por carros-pipa, perfuração e recuperação de poços, distribuição de cestas básicas e alimentos para animais, além de investimentos em infraestrutura hídrica. O objetivo é garantir suporte imediato às populações mais afetadas e, ao mesmo tempo, construir soluções sustentáveis de convivência com o semiárido.
O Governo da Bahia foi representado pelos secretários Adolpho Loyola (Relações Institucionais), Afonso Florence (Casa Civil), Osni Cardoso (Desenvolvimento Rural), o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, e a coordenadora do Escritório de Representação do Governo da Bahia em Brasília, Elisabete Costa.
Entre os prefeitos presentes, estavam Emanoel da Farmácia (Abaré); Bergue De Josias (Macururé), Dilan Oliveira (Chorrochó); Emanuel Rodrigues (Rodelas); Murilo Bomfim (Curaça); Elton Carlos (Santa Brígida); e Professor Edmilson (Botuporã).
A reunião desta quarta-feira em Brasília foi precedida por uma reunião realizada em Salvador, no último domingo (6), na qual Jerônimo Rodrigues convocou secretários de estado e dirigentes de órgãos envolvidos diretamente no combate à seca para alinhar as ações da gestão estadual e as necessidades dos municípios atingidos.
Baixa temperatura Cidade da Bahia registra menor temperatura do Nordeste, aponta Inmet
Fotógrafa baiana Fotógrafa baiana vence concurso internacional em Portugal
Aidente Grave acidente deixa mortos na Chapada Diamantina; Jerônimo lamenta ocorrido
Feminicídio Homem simula acidente de carro para esconder feminicídio
Compra de material MP e escolas firmam regras para compra de material didático e uso de plataformas digitais
consolidação Thiago Garrides, da Cactus Gaming, explica a consolidação do mercado de apostas no país ao longo de 2025 
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas


