Segunda, 20 de Outubro de 2025 11:38
75 9 9702 9169
Saúde Palavra de médico

O “Palavra de Médico” deste domingo (6) falou sobre endometriose

O médico Tarcízio Pimenta falou sobre causas, consequências e o tratamento dessa doença que acomete uma em cada dez mulheres.

07/04/2025 08h47
Por: Karoliny Dias Fonte: Boca de Forno News
Foto: Neovita
Foto: Neovita

O quadro “Palavra de Médico” deste domingo (6) falou sobre endometriose. Endometriose é uma doença crônica que se caracteriza pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero. Esse tecido pode se alocar em órgãos como ovários, bexiga, intestino, trompas e ligamentos uterinos. Ela regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e fim das menstruações. Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação; lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente.

O médico Tarcízio Pimenta diz que essa doença tem levado muitas mulheres as unidades de saúde a procura de tratamento que as vezes não é fácil de conseguir. “As consequências da endometriose são terríveis, principalmente porque essa doença rouba a qualidade de vida das mulheres, acabando até com relacionamentos. A questão da dor é limitante, fazendo com que haja a perda de empregos em decorrência dela, tem alterações menstruais terríveis, com sangramentos contínuos que ultrapassam 30 ou 60 dias”.

Não se sabe ainda o que pode causar a endometriose, mas a genética tem a ver, com a filha herdando da mãe e ainda a questão da imunidade. “Com a imunidade baixa, as mulheres ficam mais expostas a essa doença e as questões ambientais, que interfere muito na endometriose, que nada mais é do que o tecido endometrial saindo do seu local de origem e se implantando na pélvis da mulher. Os fatores de risco são vários que vai desde a formação da placenta, até o fumo, dormir mal, desemprego, separação, alimentação incorreta, baixo peso, na gestação leva a pré-disposição para a criança que está na barriga do sexo feminino a desenvolver essa doença. E ainda a menina que vai menstruar muito nova”.

Na fase adulta a mesma coisa. “A obesidade, o sedentarismo, beber com frequência, uso de anticoncepcional em larga escala, o tabagismo, por exemplo. O cigarro para a mulher é um veneno e leva a essa doença terrível. Assim como o baixo peso, não fazer atividade física, não se alimentar bem, o uso excessivo da cafeína, consumo de carne vermelha, consumo de gordura trans, tudo isso pode levar a endometriose. A cada dez mulheres, uma pode ter essa doença. É um quadro doloroso, terrível, que pode trazer dificuldades de ter relação sexual e que inutiliza a mulher e leva a um relacionamento complicado”.

O médico diz ainda que a endometriose é um câncer, mas benigno porque traz muita inflamação na mulher. “Deixa as mulheres desesperadas atrás de uma solução. Os ginecologistas usam muito anticoncepcional para essas elas, com todos os riscos que eles podem trazer como trombose, coagulação, infarto, esterilização”.

É a infertilidade que mais chama a atenção das mulheres que possuem endometriose. “Elas não conseguem engravidar e quando vai se descobrir é essa doença”.

Existe um cenário grande de diagnóstico, mas a ultrassonografia, a ressonância magnética e a laparoscopia diagnóstica é fundamental, ressalta. “O ato cirúrgico da endometriose é simples. O sangue que se espalha dentro da cavidade abdominal faz com que haja cistos no ovário, as trompas doam, inviabilizando seu funcionamento. Há um congelamento pélvico também”.

Tarcízio afirmou que a mulher que tem essa doença tem que procurar um tratamento e acompanhamento. “Tem que procurar, acima de tudo, alguém que se interesse em fazer esse tratamento. Endometriose é uma doença séria, grave e que precisa ser cuidada da forma adequada”, finaliza.

Ouça o “Palavra de Médico” deste domingo aqui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.