Foto: Boca de Forno News
A cidade de Santanópolis recebeu, na manhã desta segunda-feira (31), uma viatura que será utilizada pela Guarda Municipal da cidade. O prefeito da cidade Vitor do Povo (MDB) afirmou que a instituição faz 32 anos hoje e tem que ter o reconhecimento a quem cuida do patrimônio público, do município. “Somos hoje um dos 20 municípios mais seguros da Bahia e estou entre os 50 melhores prefeitos da Bahia porque temos uma Câmara comprometida e pessoas que nos ajudam”.
Vitor do Povo - Foto: Boca de Forno News
Vitor anunciou ainda o concurso da Guarda Municipal e ainda duas motos que serão utilizadas pela instituição, com mais investimentos nela. “O povo pode esperar mais segurança pública. Agradeço ao empresário Felipe do Saco que doou uma moto e a outra nós conseguimos com esforço e dedicação. Daremos início ao edital do concurso e quero sair de 10 para 25 guardas municipais. O município comporta, fizemos o estudo econômico e vamos dar oportunidade aqueles que saíram da nossa cidade para voltar para aqui. Estou cansado dos apadrinhamentos políticos”.
A Guarda de Santanópolis fará uma cooperação técnica com a Guarda de Feira de Santana. “Além da aprimorarão técnica, teremos vários cursos, principalmente o de armamento. Teremos o fundo municipal da Guarda para daí também vim investimentos e equipamentos para que ela fique efetiva e eficaz em seu serviço”.
Vitor ainda vai a Secretaria de Infraestrutura do Estado porque já está sendo desenvolvido o projeto para entrar em licitação a estrada de 10km que o governador Jerônimo Rodrigues deu ao município. “Estamos também com outros deputados para colocar pavimento onde será o nosso São João, no fundo do estádio, para nosso público curtir o São João da melhor maneira possível. O trabalho não para”.
O prefeito é ainda segundo secretário da UPB. “Estamos buscando, junto com o presidente Wilson, fazer parte também da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para que a Bahia tenha mais representantes em Brasília”.
Paulo Ribeiro - Foto: Boca de Forno News
O vice-prefeito Paulo Ribeiro destacou que o recebimento da viatura para a Guarda é um momento importante. “Como parte dessa gestão, tenho a honra de comemorar os 32 anos da Guarda com a entrega de um veículo e mais fardamentos dando mais apoio as forças de segurança já existentes, como as polícias militar e civil”.
Ele está ainda trabalhando a cooperação técnica com outros 13 municípios, inclusive Feira de Santana, sendo que ela é como uma propulsora desse grupo de prefeituras. “Ela participará conosco na nossa proposta de treinamento e qualificação das guardas e da participação desses municípios para estender, através de convênio de cooperação técnica, o monitoramento eletrônico de todas as cidades circunvizinhas, dando segurança a todos eles”.
Paulo já foi prefeito de Santanópolis. “Tenho hoje uma parceria com Vitor de ajuda mutua. Dou minha parcela de contribuição com minha experiencia de três mandatos de prefeito e quatro de vice. Acumulamos com o passar dos anos a experiencia e tentamos ajudar no que for possível e ele tem essa receptividade e conexão. Vamos trabalhar para que no futuro continuemos trazendo propostas que venha melhorar nosso município, dando saúde e segurança de qualidade ao nosso povo”.
Foto: Boca de Forno News
A major da Polícia Militar, Lílian Conceição Nascimento, falou sobre a importância de uma entrega como essa, já que a cidade faz divisa com a cidade de Irará, onde ela comanda a 97ª CIPM. Segundo a major, as guardas são um braço do sistema de defesa social. “Todo investimento na área de segurança para nós é de total importância porque entendemos que a Guarda tem muito o que contribuir com a Segurança Pública no geral, já que são forças colaborativas da PM”, disse.
A cidade de Tanquinho é ainda a única da região que ainda não tem Guarda Municipal. A major acredita que ter guardas em suas cidades seja um caminho que todos os prefeitos estão seguindo. “Um ou outro não tem ainda, mas entendemos que certamente são estudos que estão sendo realizados até se estabelecer uma guarda. Ela é importante para a comunidade, pra a segurança pública como um todo porque hoje ela não faz apenas a guarda patrimonial, faz rondas e nos auxilia no que chamamos de policiamento de primeiro esforço”.
Em Santanópolis, a Guarda trabalha em parceria. “Mas não existe formalização de nenhum termo de cooperação técnica. Independente disso, a Guarda se estrutura dentro da Constituição Federal e estabelece que faz parte do sistema de defesa social e por isso abraçamos a instituição, trabalhamos com parcerias, integração de comunicação e sempre que necessário prestamos auxilio em instrução, colaboração de informação e solicitando apoio sempre que for preciso de uma força para outra”.
Foto: Boca de Forno News
Foto: Boca de Forno News
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Tempo nublado