O professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Lucio Agra, falou sobre o primeiro curso de mestrado que chega a instituição na unidade de Santo Amaro da Purificação. Segundo o professor, que é vice-coordenador do curso, por ser um curso de pós-graduação ele precisa de uma regulação. “Ele é regulado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. Temos cursos de especialização, mas quando se quer fazer um mestrado acadêmico é preciso fazer um projeto que é analisado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e, sendo aprovado, vai para o CAPES. Sendo aprovando, o curso está liberado para funcionar”.
O primeiro projeto do curso foi recusado, o que não é incomum. “Temos já dois programas de pós-graduação funcionando. O mestrado começará agora e o mestrado de artes (voltado tanto para artistas quanto para pessoas interessadas em estudar a teoria da arte) já tem a sua primeira turma montada e em suas primeiras aulas”.
São ao todo dez alunos com projetos interessantes das mais diversas áreas no mestrado de artes. “A maior parte são artistas e farão pesquisas com o seu próprio trabalho artístico. Está se cumprindo a finalidade que tínhamos de desenvolver um trabalho voltado para o artista para ele ampliar a sua pesquisa, fazer o seu trabalho artístico e ao mesmo tempo ganhar um título de mestre em artes”.
Demora um pouco para conseguir um curso de mestrado como esse e, às vezes, é preciso fazer várias tentativas. “O projeto vai se aperfeiçoando, sendo analisado e volta para nós. No nosso caso, submetemos há mais ou menos dois anos e nesse tempo ele passou por reformulações. Esse processo é necessário para garantir a qualidade do programa, que ele saia com uma configuração adequada e de acordo com os padrões”, explica.
O professor ressalta que a formação de um cientista não é algo que se faz da noite para o dia. “Já não é na graduação, quanto mais na pós-graduação, que é um nível mais elevado. É o que garante a excelência do seu título também porque há o cumprimento de um período longo de formação”.
Já foi feita uma seleção para uma primeira turma com dez vagas, o que é um número grande para um programa iniciante. “Tivemos uma procura extraordinária não apenas da região, mas também de fora. Foi uma seleção difícil e dos 30 projetos apresentados escolhemos dez candidatos. Por causa dessa procura, já estamos planejando que a próxima seleção se dê com um número maior de vagas para termos a oportunidade de abarcar mais projetos. Tivemos que eliminar alguns porque havia outros muito superiores. Não era possível colocar todos os projetos”. Essa turma fará o mestrado ao longo de dois anos. “Até o final de 2026 ela já estará entregando a sua dissertação do mestrado e formaremos a primeira turma no ano que vem”.
Lúcio ressalta a importância desse curso para a UFRB na cidade e para o município. “Ele é fundamental. Uma coisa é ter cursos de graduação. Nossa universidade tem excelência em seus cursos, mas ela é calibrada quando você tem cursos de pós-graduação porque aí você pode dizer efetivamente que se está em um terreno pleno da universidade. Com esse curso, atingimos um novo patamar. Isso é importante para a cidade, porque somos o único centro universitário que possui o lato sensu e o stricto sensu, além dos cursos de graduação que já tem. O status muda e transforma a cidade de Santo Amaro ainda mais em universitária porque passa a atrair pesquisadores de todo o Brasil”.
O prognóstico, ressalta o professor, é que a cidade poderá considerar ter o orgulho de que tem uma universidade com programas de pós-graduação com notas altas e que projetarão Santo Amaro como um lugar de atração para a pesquisa, ensino das artes , investigação teórica e de estética da arte. “E estamos falando também das artes populares além das tradicionais. Boa parte dos projetos que os alunos apresentaram e que acolhemos era voltados para manifestações artistas populares”, finaliza.
Educação Cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas do Enem 2025
Antecipação Estado antecipa pagamento do 13º e da folha de novembro para servidores da Educação
Educação Estudantes da Rede Municipal são premiados pelo projeto MPT na Escola 2025
Decisão STF define que recreio pode contar como jornada de trabalho de professores
Enem 2025 Gabarito oficial do 1º domingo de Enem será divulgado nesta quinta
Educação Enem 2025: primeiro dia de prova tem abstenção de 27% 
Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 41°
Chuvas esparsas



